Menu

sábado, 22 de novembro de 2014

Primeiros passos...

Continuando com nosso planejamento de viagem...

A primeira coisa a se fazer é óbvia, mas importante: definir aonde ir. Parece besteira, mas definir o destino é importante, porque você precisa saber se, no momento das suas férias, aquele destino é a melhor opção, por exemplo, não acho uma boa pedida, visitar a Índia no período de monções; ou quem não gosta de frio, ir para a Europa no auge do inverno, ou ir para algum país do Oriente Médio que está em séria crise política ou sanitária... isso pode acabar com sua viagem. Escolha o local e veja as condições climáticas, políticas, de saúde, de valor da moeda local... as crises e invernos passam e você poderá conhecer o país em outra ocasião, com mais tranquilidade.

Uma vez escolhido o país, veja se precisa de visto e como obtê-lo; se o visto está em algum passaporte já vencido, não se esqueça de leva-lo; quais as vacinas necessárias para visitá-lo, tome as vacinas, vá a um posto da Vigilância Sanitária (geralmente localizados nos aeroportos) e pegue a carteira internacional de vacinação; se pretende alugar carro, providencie a Carteira Internacional de Motorista; confira se seu passaporte tem validade mínima de seis meses. Vá fazendo essas coisas chatas enquanto faz as reservas para não ficar acumulando tudo para a última semana antes da viagem.

Definir o roteiro. O roteiro vai depender bastante do tempo de férias que você terá. Pode ser um roteiro de três dias ou de quinze dias. Quanto mais detalhado melhor, mas nessa etapa, ainda não precisa de muitos detalhes, porque você só precisa saber onde vai ficar, quantos dias vai ficar e como vai se locomover, para poder reservar voos e hotéis.

Defina cuidadosamente quais cidades quer conhecer: o que tem para conhecer em cada uma delas para definir quantos dias ficará em cada uma delas, os meios de transporte que você irá utilizar (trem, avião, alugar carro?), cidade de chegada e cidade de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário