Menu

sábado, 23 de fevereiro de 2019

MASP - Museu de Arte de São Paulo


O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi fundado em 1947 com sede inicial no centro de São Paulo. Em 1968 foi transferido para o atual endereço, na Av. Paulista, no icônico prédio assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que se utilizou de muito vidro e concreto para dar leveza à construção.



A principal característica dessa construção é o vão livre. Um espaço aberto de 74 metros, que já foi considerado o maior vão livre do mundo e hoje faz parte do cotidiano da cidade: é ponto de encontro de manifestantes, abriga feiras de artes, é palco de shows, permite performances de artistas de rua...

É um marco da cidade de São Paulo, um símbolo, uma parte essencial da cidade.




O Masp deve fazer parte do roteiro de qualquer turista que vier conhecer a cidade de São Paulo, nós recomendados e, acredite, você não vai se arrepender.

O ingresso custa R$ 40,00 (adulto) e a entrada é gratuita às terças feiras (fechas às segundas feiras)
No complexo do Masp há ainda um restaurante charmoso e uma cafeteria para saborear um café depois da visita.

O acervo

O acervo do Masp é considerado um dos mais importantes do mundo, com mais de 10 mil peças de arte do mundo todo. Começou a ser formado ainda no início de sua fundação, pelos primeiros proprietários, principalmente entre as décadas de 1940 e 1960.


Antiguidades



Dentre os artistas, há obras de El Greco, Lautrec, Diogo Rivera, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cezanne, Monet, Van Gogh, Picasso, Portinari, Renoir... e a constelação continua; e Esculturas de Rodin, Degas... Além de obras de artistas mais modernos. Possui ainda peças da antiguidade egípcia, grega e romana.









O museu também oferece cursos como o de introdução à arte além de uma biblioteca sobre o assunto




O acervo é maravilhoso, a construção uma obra de arte a parte, se você estiver a fim de um banho de beleza e cultura, visite o Masp.


















Além da exposição permanente, há também exposições temporárias. Quando visitamos, uma exposição intitulada Histórias afro-atlânticas sobre o retrato do negro no Brasil.







Aproveitando que já se encontra por lá, não deixe de caminhar pelo símbolo máximo da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista (veja o post )

Masp: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, próximo ao metrô Trianon - Masp, linha verde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário