Menu

domingo, 5 de agosto de 2018

Turismo de aventura ou Ecoturismo

4X4 em Ushuaia
Continuando com a série sobre os diferentes tipos de turismo...
Turismo de aventura ou Ecoturismo



Quem gosta de natureza, acampamentos, mochilão, adrenalina com certeza curte esse tipo de turismo, o de aventura ou ecoturismo. É aquele que você fica a maior parte do seu tempo em contato próximo com o ambiente natural, seja tomando banhos de cachoeiras, fazendo trilhas, rafting, rapel, mergulho, tirolesas, arvorismo, observação de animais... 


Buggi e tirolesa pelas dunas de Genipabu






É um tipo de turismo que exige bastante do corpo, o turista desta categoria deve ter boa forma física, porque o esforço físico pode ser grande. Ah, e não pode ter muita “frescura”. O bom é que há atividades para todos os diferentes corpos, idades, pessoas, desde os mais leves aos moderados e difíceis, basta a pessoa se conhecer e não tentar fazer algo que vai exigir muito mais do que seu corpo pode aguentar.




Andar sobre lagos congelados no Atacama
Já assistiram a programas do tipo Desafio em Dose Dupla, A Prova de Tudo ou Survivorman? Pois é disso que estou falando. A pessoa se refugia na natureza para fugir da loucura do dia-a-dia.
Grampons nos sapatos para caminhas sobre o Glaciar Perito Moreno

Nesse tipo de viagem, a segurança e respeito pelo ambiente devem sempre vir em primeiro lugar: cuidar dos equipamentos e dos acessórios, cuidar de usar roupas e calçados adequados para cada ambiente, tomar bastante água para evitar a desidratação e se alimentar adequadamente, evitar o contato com animais peçonhentos (deixe-os lá, quietinhos), respeitar o ambiente e não deixar nenhuma marca que lembre que você passou por ali (lixo, marcas em árvores...), estudar muito o local onde for visitar e, principalmente, deixar sempre alguém sabendo para onde está indo e quando pretende voltar, caso vá se aventurar por uma trilha em mata fechada, desertos ou locais de difícil acesso. Acho que assistir aos programas do Bear Grills também pode ajudar hehehe.

Nós aqui do blog O que importa é viajar! gostamos do contato com a natureza, mas não é nosso principal foco, gostamos de nos desafiar de vez em quando e ir para algum lugar assim, mas não precisamos ficar imersos totalmente na natureza, apesar de adorarmos paisagens naturais. 
Cavernas em Intervales
Já fizemos trilhas na Chapada dos Guimarães, caminhamos sobre lagos congelados e sobre uma geleira, visitamos as cavernas e fizemos boia-cross no Parque Estadual Turístico do Vale do Ribeira e do Parque Intervales em São Paulo, mas sempre acompanhados por guias e nunca (mas nunca mesmo) acampando na mata, com banho somente de cachoeira, preferimos um hotel ou pousadinha. Como diz minha irmã, “gostamos de um confortinho” hehehe.


Cavernas no Petar
Mas se você é do tipo que gosta de dormir sob as estrelas, tomar banho de cahoeiras e desafiar o corpo, esse é o seu tipo de turismo. Divirta-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário