Menu

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Penedo: encantadora atração turística na região serrana do Rio de Janeiro

Penedo, localizada no estado do Rio de Janeiro, é um distrito da cidade de Itatiaia e aos pés da Serra da Mantiqueira. É um destino turístico perfeito para quem busca tranquilidade, natureza exuberante com um toque europeu. Com suas paisagens incríveis e clima ameno, Penedo atrai visitantes de todo o país em busca de um refúgio nas montanhas.

Está localizada a aproximadamente 180 km do Rio de Janeiro, 320 km de São Paulo e 430 km de Belo Horizonte.

Fundada por imigrantes finlandeses no início do século XX, Penedo preserva até hoje influências da cultura escandinava em sua arquitetura, gastronomia e eventos tradicionais. Ao caminhar por suas ruas charmosas, é possível encontrar casas de madeira, lojas de artesanato e restaurantes que oferecem delícias típicas, como o famoso salmão defumado.

Um exemplo é o Museu Eva Hilden, uma imigrante finlandesa que um dia decidiu que parte de sua casinha em Penedo seria aberta à visitação, para mostrar aos turistas, alguns objetos trazidos da Finlândia. Na década de 1990, essa casinha foi doada pelos proprietária à cidade e tornou-se o Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa de Penedo.


Penedo oferece uma variedade de atrações que encantam os visitantes. Vários shoppings a céu aberto como o Vale dos Duendes, o Roda d’Água e o mais popular, a Pequena Finlândia, um complexo turístico inspirado na arquitetura escandinava, que conta com lojas de souvenirs, cafeterias e a Casa do Papai Noel, onde crianças e adultos podem conhecer o bom velhinho durante o Natal.



Para os mais aventureiros, há muitas opções, como a Cachoeira de Deus, uma queda d'água rodeada por uma vegetação exuberante. Com águas cristalinas e piscinas naturais, é o lugar perfeito para se refrescar e entrar em contato com a natureza; a Serrinha do Alambari, que possui duas exuberantes piscinas naturais de águas cristalinas; o poço das Esmeraldas distante 15 km do centro da cidade; a cachoeira das Três Bacias e o Parque Nacional de Itatiaia que abriga o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro.






A gastronomia de Penedo é outro ponto forte da cidade. Além dos típicos pratos finlandeses, você encontrará uma ampla variedade de restaurantes que oferecem desde a culinária brasileira até a cozinha internacional. 

Não deixe de experimentar a truta, um dos pratos mais famosos da região, preparados de diversas maneiras deliciosas. Outra visita imperdível, para os amantes do chocolate, é a Fábrica de Chocolate Tonttulakki Suklaat, aliás, lojas de chocolate é o que não falta na cidade.



Penedo é conhecida também por seus eventos culturais e festivais ao longo do ano. Durante o Natal, a cidade se transforma com luzes e decorações encantadoras, proporcionando uma atmosfera mágica.

A partir de Penedo é possível também fazer passeios de um dia para Visconde de Mauá, e as vilas de Maringá e Maromba.




Há muitos hotéis e pousadas para todos os bolsos e gostos, desde mais ‘roots’ até os mais caros. Nós ficamos no Hotel Daniela, um local muito agradável, cercado por muito verde e pelo Ribeirão das Pedras que corre em seu quintal, a aproximadamente 2 km do centro. Os quartos são aconchegantes, com lareira. O café da manhã incluído na diária é muito bom.







Em resumo, Penedo, com suas paisagens deslumbrantes, influências europeias, clima agradável, boa gastronomia, banhos de cachoeira, vale muito uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário