Menu

terça-feira, 17 de julho de 2018

Geiseres


Geiseres

Você sabe o que é um gêiser? Onde eles se formam? Se há no Brasil?

Um gêiser é uma nascente termal que ocorrem em áreas com vulcanismo intenso.

A água subterrânea em contato com rochas e lava vulcânica localizada logo abaixo da crosta terrestre, se aquecem gradualmente até atingir temperatura elevada, quando atinge o ponto de ebulição, a água é expelida violentamente formando jatos de água quente que por vezes atingem 80 metros de altura. Esses jatos de um modo geral são bastante regulares e precisos o que os torna grandes atrativos turísticos. Por ocorrerem em locais muito específicos, são relativamente raros, mais ou menos mil no mundo todo.

Os principais campos de gêiseres no mundo encontram-se nos EUA (60% dos gêiseres do mundo estão em Yellowstone!), na Islândia e no Deserto do Atacama no Chile.

Provavelmente o gêiser mais conhecido é o Velho Fiel (Old Faithful) localizado no Parque Nacional de Yellowstone (EUA), cuja erupção ocorre a cada 90 minutos aproximadamente e duram de 1 a 5 minutos.

Nós conhecemos o campo de Geisers del Tatio, localizado no Deserto do Atacama no Chile, há aproximadamente 90 km de San Pedro de Atacama. O campo encontra-se há 4.200 metros de altitude. São mais de 80 gêiseres ativos, o que o torna o maior campo de gêiseres do hemisfério sul.




Para visita-lo o melhor é sair da cama bem cedinho, pra chegar ao campo antes do sol nascer. Apesar da temperatura congelante (no dia que estivemos lá, considerando o vento, a temperatura chegou a 15ºC negativos!) o amanhecer é o melhor horário para admirar todo o esplendor do local. Vale a pena o sofrimento hehehe. Depois do nascer do sol você pode ainda se banhar numa nas piscinas naturais de águas termais que completam a paisagem



Será que estávamos com frio?


O Brasil possui um gêiser localizado no parque das águas da cidade mineira de Caxambu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário