Menu

domingo, 24 de junho de 2018

Palazzo do Doge ou Palazzo Ducale – Veneza


Palazzo do Doge ou Palazzo Ducale - Vale a pena?

A primeira vez que estive em Veneza, em 2013, abri mão de visitar esse lugar, porque além de caro tinha uma fila enorme, mas na segunda vez, como já conhecia os outros pontos turísticos, resolvi aceitar o desafio e não me arrependi.

E é sim um desafio, principalmente físico, porque a construção é enorme! Localizado na Praça de São Marcos, ao lado da catedral, foi construído entre os anos de 1309 e 1424 e é um marco da arquitetura gótica veneziana. 

Por séculos foi sede do governo e da magistratura de Veneza e residência dos Doges (governantes) de Veneza e representa todo o poder e glória de uma época em que Veneza era um importante centro comercial europeu.

Com o fim da república de Veneza no século XVIII (é, Veneza foi uma república independente!), o palácio deixou de ser sede de governo, mas ainda abrigava escritórios administrativos. No Século XX, após restauro, tornou-se sede do museu e foi aberto à visitação.

O que observar?





- a fachada: em estilo gótico é linda e gratuita, uma vez que você pode vê-la da Praça de São Marcos, observe os detalhes das colunas, o mosaico em branco e rosa, a harmonia do conjunto;













- o pátio interno, uma espaçosa área, de onde se observa as belas fachadas internas e a Porta dela Carta;














- as inúmeras salas e ambientes do palácio: é tão grande que você acha que não vai conseguir ver tudo.

Algumas salas eram usadas para reuniões governamentais outras faziam parte da residência dos Doges e de suas famílias, e todas são adornadas por obras de arte belíssimas, tapeçarias e detalhes de construção de fazer qualquer arquiteto babar. 

Não deixe também de olhar para os tetos, totalmente adornados com pinturas e detalhes em dourado, vermelho, um espetáculo!







- não deixe de olhar pelas janelas destas salas e ter um vislumbre do pátio e da cidade por outros ângulos;



- os detalhes: em todas as salas e escadas e janelas tem algum detalhe imperdível. Não é possível ver todos, mas fique atento;

- a passagem pela famosa Ponte dos Suspiros, que liga o Palazzo à prisão e a própria prisão: Pequenos orifícios permitem que você veja a laguna e as embarcações e esse era o último vislumbre dos condenados à prisão, impossível não imaginar o que era passar por aquela ponte sabendo que provavelmente não mais veria a luz do dia, assustador! As celas eram escuras, pequenas e claustrofóbicas.




A  ponte dos suspiros vista de fora do palácio
Uma das portas das celas da prisão
O ingresso pode ser comprado pelo site http://palazzoducale.visitmuve.it/
Preço: EU$ 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário