Menu

sexta-feira, 19 de março de 2021

Você olha ou você vê?


Sempre leio essa frase no facebook. Parece boba né? Mas, vamos pensar um pouquinho...

Às vezes, eu estou procurando por um produto no mercado, olho e olho e procuro nas prateleiras e nada de achar. De repente alguém chega e pega exatamente o que eu estava procurando bem na minha frente. Numa trilha, uma paisagem maravilhosa, morros, árvores e flores e do nada alguém do grupo diz: nossa que aranha mais linda! Você dá um pulo enorme de susto e percebe que, junto com a flor que você estava admirando havia uma aranha incrível. Já aconteceu com você? Mesmo em casa, as vezes a gente procura algo no armário e simplesmente não acha.

Acontece em relação às pessoas a nossa volta também! Com certeza, você já cruzou com um amigo no meio do shopping e não o viu, é ou não é?

O que significa isso, que estamos todos com problemas de visão? Claro que não!

Na maioria dos nossos dias, a gente não olha com a devida atenção, a gente “passa os olhos” apenas! E enxerga uma pequena parcela daquilo que está no cenário. Nossa atenção depende de como estamos naquele momento: se estamos bem e descansados, ela é mais aguçada; se estamos num dia ruim ou cansados ou com pressa, ela se esvai também.

Nos dias de hoje, estamos o tempo todo correndo, com pressa, querendo fazer tudo rápido para seguir para a próxima tarefa: fazer compras rápido para chegar em casa e fazer o jantar; shopping cheio, vou rapidinho até a praça de alimentação para não perder o horário do cinema...

Talvez a gente devesse desacelerar um pouco a nossa vida, organizar melhor, a ponto de, quando estivermos numa atividade, estarmos focados apenas àquela atividade, mesmo que seja fazer compras no mercado! E, quando estivermos numa trilha, aproveitarmos ao máximo aquele momento único e não perder nenhum detalhe, nenhuma florzinha amarela ou teia de aranha.

Ah, eu bem sei o quanto isso é difícil, mas é uma questão de treino, como no texto que escrevi sobre as belezas do outono, alguns dias atrás, as vezes a gente olha para aquele céu lindo, mas nossa cabeça está em tantos lugares diferentes, que nem percebemos a beleza das cores, a gente olha e não vê.

#desaceleresuavida #aproveitecadamomento

Nenhum comentário:

Postar um comentário