Menu

domingo, 24 de junho de 2018

Museus pelo mundo... São Pedro de Atacama e Ushuaia (Parte VI)

Provando que em qualquer lugar do mundo é possível encontrar museus muito bacanas de serem visitados, aqui estão alguns bem diferentes... No Atacama, um museu do meteorito, onde podemos ver e tocar esses objetos fantásticos e em Ushuaia, um antigo presídio  de arquitetura impar que hoje abriga um museu  que conta a história do lugar... ambos imperdíveis.


São Pedro de Atacama

Museu do Meteorito

É uma coleção particular de meteoros encontrados no Deserto do Atacama. O dono desta coleção é um aficionado por meteoros, juntou uma equipe e foi atrás de vestígios da queda desses corpos celestes. Conseguiu encontrar muitos, todos foram atestados pela NASA. Resolveu então, para nossa alegria abrir um museu e expor essas maravilhas.

A visita é acompanhada por um áudio (em português!), e você vai caminhando pelas diversas vitrines entendendo um pouco mais sobre esses objetos. No final há três meteoros maiores que podem ser tocados. No final, comprei um pedacinho de um meteorozinho, o mais barato que tinha na vitrine (eu acredito que seja real, vai saber né?), mas o que vale é o simbolismo.






Funcionamento: aberto no período da manhã e à noite.

Entrada: $ 3.500 pesos chilenos por pessoa (valores de julho/2015)

Museu Arqueológico

O Museu Arqueológico é uma exposição muito interessante para quem quer conhecer um pouco mais dos antigos povos que habitaram a região, em ordem cronológica, as vitrines mostram alguns artefatos e costumes locais. Conta também a história de Gustavo Le Paige, o padre e artista que se enveredou pela arqueologia e deu início às investigações arqueológicas da cidade e também pintou um pouco do dia a dia local.





Entrada: $ 2.500 pesos chilenos por pessoa (valores de julho/2015)

Ushuaia

Museu do Presídio




A origem da cidade de Ushuaia está no antigo presídio da cidade. Que lugar seria melhor para abrigar os piores condenados da sociedade que o fim do mundo: com um frio absurdo, dificuldades de acesso, longe de tudo e todos?






O presídio foi desativado na década de 1940 e o prédio hoje abriga não só o museu do presídio, como um museu da marinha e um museu de arte também.

O prédio foi construído seguindo o estilo panopticon, com uma área central circular onde ficavam os guardas e de onde podiam ver e ter acesso fácil às celas, que ficavam em corredores que saíam desta parte central e de onde os presos não poderiam vê-los. Esse estilo arquitetônico foi concebido no século XVIII por um filosofo e jurista inglês, como sendo a forma ideal para construção de presídios, escolas e até hospitais.

Vale a pena conhecer, não só para ver a construção, mas para conhecer um pouco da história local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário