Menu

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Lonavla


O que fazer em Lonavla?

Localizada a mais ou menos 60 km de Pune e 96 km de Mumbai, a cidade de Lonavla (ou Lonavala), no estado de Maharashtra, é um destino comum aos moradores de Mumbai e região que querem fugir do calor do litoral, já que é uma cidade cuja altitude mantem as temperaturas um pouco mais amenas. 

É pouco conhecida no ocidente, mas para o grupo que eu estava tinha uma importância impar, pois Lonavla é a sede do Instituto de Yoga Kaivalyadhama, onde assistiríamos a aulas e palestras sobre Yoga e Yogaterapia. Além desse instituto, ainda assistimos uma palestra excelente no Instituto de Yoga Lonavla, outro importante local para estudos do Yoga. Esse instituto recebe alunos regulares para certificação em yoga e yogaterapia. Maiores informações acesse o site: https://kdham.com/.




Caminhamos bastante pelo centro da cidade, próximo à estação de trens; é um lugar tipicamente indiano, com muita gente, carros, motos e vacas pelas ruas. Há algumas lojas de roupas e sáris, garimpando bem, você poderá achar bons preços e produtos.








Depois de vários dias tentando se adaptar aos sabores indianos, encontramos aqui um Mcdonald’s! um deleite hehehe, até meu professor que é todo “natureba” não resistiu a um lanchinho... não existe o hambúrguer tradicional de carne de boi, mas há lanches de frango, peixe e um grande cardápio vegetariano. Ao lado do McDonald’s tem um museu de cera pequeno, mas bem organizadinho.








Mas, tratando-se de turismo, Lonavla não tem grandes atrativos (como Delhi ou Rishikesh), mas mesmo assim é possível conhecer uns templos muito lindos.





Nós visitamos o Complexo de Karla Caves, um complexo de templos budistas escavados na rocha construídos provavelmente entre os séculos III e VI dC. A caverna principal inclui várias esculturas de homens, mulheres e animais, além de uma estupa na extremidade oposta à porta. Todas as esculturas foram realizadas na rocha bruta. Também faz parte do complexo uma série de salões utilizados pelos monges antigos para meditação.











Ao lado desse templo budista, foi construído um templo hinduísta que recebe uma grande quantidade de visitantes, não conseguimos entrar porque estava tendo uma celebração com uma quantidade imensa de pessoas.



As cavernas ficam no alto de uma colina e para acessá-la é necessário subir por uma escadaria com centenas de degraus, é cansativo, mas vale a pena. Nas escadarias há inúmeras barracas de comércio, onde se vendem de tudo, comidas, doces, lembrancinhas e outros badulaques.








Nenhum comentário:

Postar um comentário