Menu

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Braga

O que fazer em Braga? vem com a gente!



Pegamos o trem para Braga às 08h25min da manhã na estação de Campanhã, o bilhete custou 3,65 Euros. A viagem demora 50 minutos. Não se esqueça de validar o bilhete na estação, dez minutos antes do trem sair (acompanhe os horários de chegadas e partidas pelo monitor informativo), porque o fiscal passa de lugar em lugar conferindo a validação do bilhete. Caso não tenha validado, você terá que comprar uma nova passagem na hora.

Chegando a Braga, pegamos um táxi logo na saída da estação para nos levar até o Santuário Bom Jesus do Monte. Minha "santa ingenuidade" me fez acreditar que estaria vazio por lá, mas, para minha surpresa, havia uns cinco ônibus lotados de turistas visitando o local.




O bom de ter ido de táxi é que ele nos deixou no topo do santuário, o que nos evitou subir os mais de 600 degraus até a igreja. Olha aí do lado o tamanho da escadaria!

O lugar é de muita paz, muito bonito, de onde se tem um visual lindo de toda Braga.







Há registros históricos que datam do século XIV a primeira ermida erguida naquele local, com o passar dos séculos, outras construções tomaram forma e a basílica atual, em estilo neoclássico, data do século XIX (http://bomjesus.pt/bom-jesus/basilica/). 


Bem, visitamos a igreja, os arredores, tiramos muitas fotos e começamos a descer as escadarias em zigue-zague; durante o trajeto, veem-se várias capelas representando a paixão de Cristo. Muitos fiéis sobem a escadaria de joelhos, a fé é mesmo incrível. Chegando ao final, vire à direita até a saída do funicular e, em frente, você verá o ponto de ônibus que leva próximo ao centro histórico.









Ponto do ônibus para a cidade


Você pode ir de ônibus, basta atravessar o centro histórico até a Av. da Liberdade e pegar a linha 2, que te deixará nos pés da escadaria, próximo ao funicular. Daí você escolhe, subir a pé (garanto que é uma penitência e tanto) ou subir de funicular.







Chegando à cidade, tomamos um café numa cafeteria do shopping Braga e fomos andando até o centro histórico, onde as ruas são, em sua maioria, fechadas para carros, então você pode caminhar sossegado.




Braga está localizada no que antigamente foi a cidade romana de Bracara Augusta (fundada em no ano 16 a.C., pelo Imperador Augustus), você vai encontrar várias referências a esse período. Nas paredes externas da igreja da Sé, por exemplo, você encontrará várias inscrições de referência romana. Na lateral da igreja, você encontra um pátio com ruínas de colunas romanas, inscrições e esculturas. Para entrar nesta igreja você pagará 4 euros (eu não entrei), visitamos as partes gratuitas da construção, que já é muito bonito. Preferimos curtir mais as ruas da cidade, que são muito gostosas para caminhar. Nessa caminhada, vimos uma torre onde poderíamos subir por 2 euros, utilizando um elevador; do alto tivemos uma linda vista da cidade, inclusive do santuário de Bom Jesus do Monte.


O vendedor de uma das lojinhas que paramos nos recomendou visitar as ruínas das Termas romanas da cidade, as Termas de Cividade e também o museu de arqueologia. Eu nem sabia que tinha esse tipo de atração em Braga! Claro que fomos né? Adoramos sítios arqueológicos.

O local fica fora da parte histórica da cidade, andamos um pouquinho e encontramos. O preço para visitar as ruínas é 3 euros. As termas foram descobertas em 1977, até hoje estão sendo escavadas e ainda encontram novas áreas; datam provavelmente do século II da era cristã. Durante a visita há um monitor onde um vídeo mostra toda a história e as diversas fases de construção daquele lugar.  


Em frente a essas ruínas fica o museu de arqueologia, (também 3 euros). Adorei conhecer! o museu tem muitas peças antigas, desde períodos pré-históricos até peças romanas. No museu também tem uma linda maquete das termas de Cividade, onde conseguimos entender melhor o que vimos nas ruínas.




Saindo do museu, fomos andando até o Arco da Porta Nova, datado do século XVIII, é a porta de entrada do centro histórico, e fica bem perto da estação de trens. Perto daqui fica o Museu dos Biscainhos.


Prédio da Estação de trens
Nós resolvemos conhecer a cidade de Braga do mais distante (santuário), para o mais próximo da estação. Você pode optar por fazer o caminho inverso, indo primeiro ao centro histórico e, caminhando até a Av. da Liberdade, pegar o ônibus até o santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário