Menu

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Parque da Metade do Mundo



Esse passeio de meio dia, sai de Quito por volta das 11:30 da manhã. A primeira parada é, para variar, num vulcão a uns 20 km do centro de Quito e que fica muito próximo do parque cidade da metade do mundo.

O Pululahua é um vulcão potencialmente ativo, com altitude de 3.356 metros que não tem um formato característico do cone de vulcão, ele é composto por cúpulas de lava espalhadas por uma área em torno de 40 km² com uma grande cratera de 3 a 4 km de diâmetro entre as referidas cúpulas. Sua última erupção ocorreu entre 2.400 e 2.200 anos atrás (Instituto Geofísico do Equador). Atualmente sua cratera (fotos abaixo) abriga um povoado, com animais e plantações.



Saindo de lá, seguimos então para o Parque Cidade da Metade do Mundo.








Quando se fala em Equador, logo vem à cabeça a Linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios, Sul e Norte.



Na verdade, a linha imaginária do Equador passa por várias cidades pelo mundo, contudo, o Equador foi um país pioneiro onde em 1736 uma missão geodésica francesa fez os estudos para medir o quadrante de um arco de um meridiano para comprovar a forma da Terra (e desde aquela época, já comprovaram: é um geóide, ou seja, de forma arredondada!!!!).

 

Em 1936, durante a comemoração dos 200 anos desta expedição, o geógrafo equatoriano Luis Tufiño junto com o Comitê Franco Americano leva a construção de um primeiro monumento na latitude 0°. 
Na década de 1970, inicia-se o projeto da Ciudad de la Mitad del Mundo, um amplo local de lazer com inúmeras atividades, onde construíram um monumento idêntico ao primeiro, com 30 metros de altura, que passa pela latitude 0° do planeta.

Hoje, o parque Cidade da Metade do Mundo, é um dos atrativos turísticos mais visitados do Equador! Nele há diversas atividades lúdicas como “colocar um ovo em pé”, além de exposições, museus, um planetário, áreas com experimentos além de restaurantes, cafeterias e lojas, onde você pode passar o dia todo. 

Ela foi construída como uma cidade, onde as construções são as lojas, restaurantes e pavilhões para  exposições







A linha amarela que vemos pintada no chão do parque, não marca exatamente a latitude 0°, mas está bem próximo, então é legal imaginar que cada pé se encontra em um hemistério!





Neste parque também é possível carimbar o passaporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário