Menu

quinta-feira, 6 de julho de 2023

A beleza natural do Parque Nacional de Itatiaia


Localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Parque Nacional de Itatiaia é uma verdadeira joia da natureza. Com montanhas imponentes, cachoeiras deslumbrantes e fauna diversificada, que atrai amantes da natureza e aventureiros em busca de paisagens incríveis e experiências únicas. O acesso é feito pela Rodovia Pres. Dutra (BR 116).

O Parque Nacional de Itatiaia é conhecido por sua paisagem exuberante. Com uma área de aproximadamente 30 mil hectares, o parque abrange uma variedade de ecossistemas, incluindo campos de altitude, matas de araucárias e vales profundos. No ponto mais alto, encontra-se o Pico das Agulhas Negras, com seus impressionantes 2.791 metros de altitude, proporcionando vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

O parque abriga diversas cachoeiras e piscinas naturais, que são verdadeiros convites para refrescar-se e se conectar com a natureza. 


A Cachoeira Véu da Noiva, uma das mais famosas, apresenta uma majestosa queda d'água que forma um espetáculo visual encantador. Além disso, a região também abriga a famosa Cachoeira Itaporani, com águas cristalinas e piscinas naturais perfeitas para um mergulho relaxante.







Os amantes do trekking e das caminhadas encontram no Parque Nacional de Itatiaia um verdadeiro paraíso. Com uma extensa rede de trilhas, é possível explorar a natureza em toda a sua plenitude, como a Trilha do Pico das Agulhas Negras, uma das mais desafiadoras, e a Trilha dos Cinco Lagos que é uma opção mais leve, perfeita para quem deseja apreciar a flora e fauna local.









O parque abriga uma rica biodiversidade, com uma variedade de espécies de fauna e flora. É possível encontrar animais como lobos-guará, veados, macacos e uma grande diversidade de aves e insetos. Além disso, o Parque Nacional de Itatiaia é um importante refúgio para espécies ameaçadas de extinção, como o muriqui-do-norte, a maior primata das Américas, só encontrado na Mata Atlântica.



Nas trilhas, avistamos um grupo de macacos-prego!



O Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro, fundado em junho de 1937, desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente. Pode ser dividido em duas partes, com visitação específica:

- A parte baixa, com trilhas que levam a cachoeiras e locais para banho, é mais acessível e pode ser feita em veículo próprio. Nas trilhas além de vegetação exuberante, é possível observar aves e macacos; nesta parte destaca-se o Centro de Visitantes, com uma exposição de fauna e flora locais, a Cachoeira Véu da Noiva, a Cachoeira de Itaporani e o Mirante do Último Adeus. Neste trecho é possível chegar até bem perto das cachoeiras em carro próprio, e fazer trilhas não muito longas até elas. Boa parte da estrada é asfaltada, sendo apenas o último trecho de terra.

- A parte alta já exige acompanhamento e planejamento para visitar, pois as estradas são de terra e as trilhas são mais difíceis. Destaca-se nesse trecho o Maciço das Prateleiras, o abrigo Rebouças e o Pico das Agulhas Negras, quinto ponto mais elevado do país e a observação de vegetação de altitude, bastante diferenciada da vegetação da parte baixa do parque.


Eu tive a oportunidade de visitar esse parque em 1992, como parte de um trabalho de campo na disciplina de Climatologia, quando estava na faculdade. Nesse trabalho, chegamos até o Abrigo Rebouças e pudemos observar toda a mudança da vegetação ao longo da estrada, conforme a altitude aumentava, desde a entrada do Parque, com vegetação exuberante, árvores altas e muita diversidade, até os campos de altitude, com vegetação arbustiva e rasteira e paisagens rochosas.

As fotos seguintes são dessa viagem, observe a vegetação, e, ao lado, o Pico das Agulhas Negras!






Já na minha última visita, que fiz em junho de 2023, partimos da Vila de Penedo e ficamos apenas na parte baixa do parque, fizemos tudo de carro e por trilhas até as principais cachoeiras.


Ao visitar o parque (qualquer que seja o parque), é importante seguir as dicas e regras para proteger a natureza e garantir a sustentabilidade do local, bem como para garantir a segurança do visitante. Lembre-se de apenas observar a fauna e a flora, sem interagir ou tentar alimentar os animais, principalmente os macacos, não deixar lixo e caminhar apenas nas áreas permitidas; outra coisa muito importante, não faça marcas no tronco das árvores nem nas rochas!


Acredita que logo depois dessa placa, havia um casal marcando seus lindos nomes num troco de árvore!!!





O Parque Nacional de Itatiaia é um verdadeiro tesouro natural da região Sudeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário