Menu

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Mendoza


Localizada no oeste da Argentina, Mendoza é uma cidade charmosa com aproximadamente 115 mil habitantes, capital da província de Mendoza e fica a aproximadamente 1.100 km de Buenos Aires.

A localização de Mendoza é privilegiada pelas belíssimas paisagens ao redor. Próxima à Cordilheira dos Andes, é possível observar belas montanhas nevadas por onde a vista alcance. A cidade também é ponto de partida para mochileiros e escaladores que pretendem chegar ao Aconcágua, o pico mais alto dos Andes. As vistas são de cair o queixo, por todo o lado que olhamos só vemos belezas naturais. Somando-se a essa natureza incrível, temos as vinícolas ao redor da cidade, uma combinação e tanto.

O clima predominante é o árido, com temperaturas que variam entre 25º no verão e inferiores a 10º no inverno, não sendo raros os eventos de neve no inverno.

Fomos num final de semana prolongado, graças a voos diretos entre São Paulo e Mendoza. Para conhecer o básico, 3 dias são suficientes, contudo, para conhecer melhor os arredores e mais vinícolas vale a pena permanecer mais dias na região.

Quanto aos preços, Mendoza é conhecida como uma cidade cara, na época em que a visitamos consideramos os preços elevados, tanto que não compramos nenhuma garrafa de vinho (os preços estavam muito próximos ou até superiores aos praticados aqui no Brasil).

Descubra com a gente o que fazer em 3 dias em Mendoza, um lugar que, com certeza, voltaremos em breve.

1º dia: Degustação de vinhos e azeites

Mendoza está no centro dos negócios vinícolas na Argentina, possui uma ampla variedade de vinhas, das quais se destaca com louvor a Malbec, cuja qualidade e distinção garantiram o registro de Denominação de Origem Controlada (DOC). Visitar uma ou mais vinícolas é obrigatório pra quem se aventura por Mendoza. Há inúmeras vinícolas abertas a visitação e você pode contratar translados para todas elas. Vale a pena visitar quantas você conseguir.

Nós visitamos a propriedade Família Cassona, uma pequena Cave de vinhos de produção familiar. A degustação apresentou-nos uma variedade de 4 vinhos. Os preços eram meio elevados, então não compramos nenhuma garrafa, mas o que houve de mais legal nessa visita, além da degustação foi a paisagem: vinhas e montanhas nevadas ao fundo é um cenário que realmente merece um momento de contemplação.



Nossa segunda visita do dia foi numa Olivícola (que produz azeites) chamada Laur (http://www.olvlaur.com/olivicola.html).

A Laur foi fundada em 1906 e hoje produz azeites finos, aceto balsâmico e produtos derivados do azeite como cremes e hidratantes.




A visita começa com um tour pela propriedade, onde são apresentados diferentes tipos de oliveiras (ao lado), segue pelo museu onde se vê a maquinaria antiga utilizada para a extração do óleo e pela fábrica atual com os modernos equipamentos. Numa próxima parada, conhecemos onde são armazenados além do azeite, também o aceto balsâmico.

Por último, uma degustação deliciosa de diferentes tipos de azeites e acetos balsâmicos. A loja também permitia uma prova de cremes e hidratantes produzidos a partir do azeite de oliva.

O aceto balsâmico produzido por eles mantém a qualidade da principal região mundial de produção desse produto, Módena na Itália. Eles possuem 3 tipos de balsâmicos à venda, um importado de Módena (maturação 3 anos), e dois produzidos por eles, um da marca Laur e outro da marca Millan, com diferenças de tempo de maturação. Nós compramos o Millan produzido por eles com maturação de 1 ano, simplesmente divino, espesso, doce, dava vontade de comer de colher!

Quanto aos azeites, também possuem uma qualidade excelente, perfumados e com acidez na medida certa. Vale a pena comprar, já que no Brasil só encontramos esse produto num único site.








Após essa deliciosa degustação de azeites, fomos almoçar numa vinícola que incluía almoço com harmonização de vinhos. Que delícia.

O local chama-se El Enemigo e pudemos saborear uma refeição incrível composta por entrada, prato principal e sobremesa, acompanhada por três diferentes vinhos que harmonizavam perfeitamente (veja as fotos, se não dá água na boca).

Além de um almoço incrível, o local está situado entre belas paisagens com montanhas nevadas ao fundo.









Esse dia foi simplesmente perfeito, comemos bem, bebemos bem e vimos paisagens incríveis!

2º dia: Cordilheira dos Andes e vista do Pico Aconcágua

Nosso segundo dia foi mais aventureiro. Nosso guia nos levou pela rodovia que corta a cordilheira a 112 km da cidade de Mendoza, até alcançarmos um mirante que nos permitia observar o Aconcágua, com seus 6.961 metros de altitude.






Após uma pequena caminhada, vislumbramos ele, o pico mais lindo, o Aconcágua.






Fiquei um tempo admirando, na verdade acho que naquele momento, não queria mais sair daquele lugar, não queria mais tirar os olhos dele. É uma emoção, uma alegria poder chegar perto daquela beleza toda, faz a gente se sentir humilde, pequeno diante de tanta grandeza.







Na volta, paramos noutro monumento, a Ponte del Inca. Esse lugar, a mais de 2.700 metros de altitude, era conhecido desde os tempos pré-colombianos devido a suas águas termais. Em 1917 foi iniciada a construção de um hotel luxuoso para aproveitar os benefícios das águas termais, que foi destruído por uma enchente na década de 1960.




A coloração das rochas deve-se aos diversos minerais que compões as rochas e as águas. 





A bandeira colorida está em todos os lugares ligados aos povos andinos, vimos ela em vários locais... é tão bonita!


Também é possível ver vicunhas pelo caminho.

3º dia: Caminhada por Mendoza

Caminhar por Mendoza é uma delícia, suas praças e ruas retas e arborizadas são um convite ao passeio. Segundo nossos guias, as árvores são uma necessidade para manter o ambiente confortável para os habitantes e são plantadas e mantidas pelo governo local.


O mercado municipal é uma parada obrigatória, onde podemos encontrar produtos regionais: vinhos, azeites, doce de leite.





A cidade é muito arborizada, tem muitas praças e ruas para pedestres.






Há também excelentes restaurantes e, como é de se esperar, toda refeição deve ser regada a vinho e, como entrada, não pode faltar nunca as famosas empanadas, são deliciosas e vale a pena comer quantas você for possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário