Menu

sexta-feira, 19 de março de 2021

Pastel de nata ou pastel de Belém?

 


Tem assunto mais legal para falar do que comida? Se for doce então, são horas de bate papo!

Você já ouviu falar do pastel de Belém? É um doce típico de Portugal, toda cafeteria, padaria, restaurante, mercado de Portugal vende essa iguaria deliciosa.

É uma massa folhada com um creme quentinho e delicioso, onde você pode salpicar canela. Uma tentação. Quando estive em Portugal comia todo dia! Esse creme, cada confeitaria diz que é segredo de família, então, experimente todos que puder.

Mas o que é o certo: pastel de nata ou pastel de Belém?

O pastel de nata é uma receita que data do século XIX. Nessa época era produzido no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, bem pertinho de Lisboa. Em 1837 foi então inaugurada a loja dos Pastéis de Belém, em um anexo ao mosteiro. Essa tradicional loja existe até hoje e é um ponto turístico imperdível para quem viaja à Portugal.

Lá são vendidos diariamente milhares dessas maravilhas, num ambiente bem agradável. Além dos pastéis, há outras joias da tradicional doçaria portuguesa. Vale muito a visita.

O Pastel de Belém é o doce vendido apenas nessa loja, é uma espécie de marca registrada. Em todas as outras doçarias o que se vende são os pasteis de nata (que é a mesma coisa). Inclusive, os pasteis de nata da loja de Belém, não são, em minha opinião, os mais gostosos. Há duas outras lojas incríveis para se lambuzar em Lisboa: a pequena lojinha chamada Manteigaria (o melhor pastel de todos) e a Fábrica da Nata, também excelente.

Verdade é que esse doce é divino em qualquer lugar. Aqui no Brasil há lojas de doces portugueses que vendem uns maravilhosos.

Se forem à Portugal, não esqueça de colocar esses lugares no roteiro e, se encontrarem alguma doçaria portuguesa aqui no Brasil, não deixe de experimentar!

#pasteldebelém #pasteldenata #Lisboa #Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário