Menu

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ushuaia - Trem do Fim do Mundo e o Parque Nacional Tierra del Fuego


E no fim do mundo tem um trem... Hoje, um trenzinho revitalizado, que leva turistas por um percurso curto, de uns 7 km até o Parque Nacional da Terra do Fogo.





No passado esse trem servia de transporte para os presos do Presídio de Ushuaia, até o Monte Susana, onde faziam mineração de pedras e cortavam madeira para construção. Aliás, essa ferrovia foi feita por esses presos.


O trenzinho a vapor parte da Estação del Fin del Mundo (são 3 locomotivas) devagar, para que você possa admirar a paisagem... E que paisagem! No percurso vamos ouvindo uma gravação que conta a história do Trem dos Presos como era conhecido no passado.


Ficamos sabendo, por exemplo, que os presos tinham que cortar as árvores para a passagem da ferrovia e para abastecer a cidade de lenha, e no caminho vamos vendo os tocos que sobraram, mas fico pensando porque uns são mais rente ao chão outros são mais no meio do tronco? Os troncos mais rentes ao chão foram cortados no verão, os demais, foram cortados no inverno, quando a camada de neve era alta, então eles tinham que cortar onde fosse possível... e você consegue imaginar que a vida daqueles homens, não deveria ser fácil. Era um trabalho duro, mas mesmo assim eles se candidatavam para isso, só para poder sair do cárcere, que praticamente nem tinha janelas.



O trem vai margeando o rio Pipo, nome dado a um dos presos que tentou fugir e foi encontrado morto em suas margens.


A primeira parada é na Estação de La Macarena, aqui ficamos uns 15 minutos para subir até uma cachoeira, o lugar é bonito, mas eu preferi observar o vale. Há também uma reconstrução de habitações típicas de povos antigos que ali viveram, os Yámanas.




Voltamos para o trem e partimos em direção ao Parque. Na estação final, o visitante que não foi com uma empresa, pode pegar o trem de volta, mas no meu caso, contratamos os serviços de guia, então fomo até o ônibus que estava esperando, para continuar o passeio pelo parque nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário