Menu

terça-feira, 12 de abril de 2016

Compras fora do país: é possível restituir os impostos?

(Este post não é patrocinado, é apenas a descrição dos conhecimentos desta blogueira amadora sobre o assuntos. Espero ajudar!)

Nós brasileiros já somos sufocados por uma quantidade inimaginável de impostos não é? Pagamos impostos para tudo!

E quando viajamos, pagamos os impostos dos países de destino que já vem embutido nos preços e nem mesmo vamos usufruir de algum benefício social que esse imposto possa gerar. Bem, faz parte da viagem né?

Mas você sabia que em alguns países você pode restituir parte do imposto pago?

Assim como os brasileiros, os cidadãos de outros países também pagam seus impostos sobre os bens de consumo, numa alíquota que varia de país para país. A boa notícia é que o não residente desses países pode receber de volta parte dos impostos pagos na compra de produtos.

Como assim?

Alguns países da Europa, e mesmo a Argentina e o Uruguai na América do Sul, possuem programas de devolução de taxas para não residentes. As lojas não são obrigadas a participar, portanto, isso pode ser um diferencial entre elas. Procure pelos adesivos de Tax Free ou das empresas intermediadoras, como a Global Blue ou a Premier Tax Free.

O imposto devolvido é o IVA (Imposto de Valor Agregado), que varia de país para país e não vai esperando que a coisa seja simples, afinal estão devolvendo um imposto, então espere muita burocracia.

Estão incluídos na devolução das taxas, produtos de consumo como roupas, eletrônicos, calçados. Não estão incluídos automóveis, serviços hoteleiros, perfumaria que você já estiver usando, joias.

A loja pode estabelecer um valor de gasto mínimo para devolução das taxas, então fique atento.

O benefício é válido apenas para turistas, ou seja, você deverá ficar menos de três meses no país e deverá apresentar o passaporte na loja para comprovar essa situação.

O que fazer na loja?

- verifique se a loja faz parte do programa e qual a forma de devolução da taxa (em dinheiro ou cartão);

- você deverá solicitar o formulário para preencher (ou apresentar o cartão da Global Blue, que explicarei mais adiante);

- a loja vai solicitar seu passaporte para verificação da sua situação de turista.

O que fazer no aeroporto?

No último aeroporto, naquele que você pegará o voo de volta para o Brasil:

- chegue com bastante antecedência, pois o processo pode ser demorado;

- faça todo o processo antes do check-in, porque você poderá ter que mostrar os produtos;

- dirija-se a um balcão da alfândega para essa finalidade; nele você apresentará os formulários preenchidos nas lojas, as notas fiscais ou recibos e talvez os produtos; os formulários serão carimbados;

- com esse carimbo, dirija-se ao balcão da empresa intermediadora (Global Blue, Premier Tax Free, ou outra);

- lá você entregará a documentação e, caso a devolução seja feita em dinheiro, o receberá na hora; se a devolução for feita no seu cartão de crédito, esse será feito em até 4 semanas;

- a devolução é o valor do IVA menos a taxa de serviços da empresa, ok? Mas, como o euro está bastante alto, vale a pena restituir qualquer valor não é?

A Global Blue

Eu fiz o cartão da Global Blue, e tenho que ser honesta, nunca o usei. Mas o levo comigo quando viajo.

No site da empresa, você vai ter todas as informações necessárias sobre como utilizar esses serviços, inclusive há uma calculadora para você ter uma ideia do quanto poderá restituir.

Quanto ao cartão que citei anteriormente, no site você pode fazer um registro com alguns dados pessoais e você receberá gratuitamente em sua casa, poucas semanas depois o seu cartão pessoal, que promete facilitar sua vida.

A Global Blue também atua na Argentina e no Uruguai, com as seguintes condições (informações do site):

Argentina: devolução de 21% de IVA e mínimo de compra de 70 pesos argentinos;

Uruguai: devolução de 22% de IVA e mínimo de compra de 500 pesos uruguaios.

Eu ainda não usei esse serviço, mas pretendo usá-lo. Se você já usou, o que achou, foi um bom serviço? Valeu a pena? Conte-nos suas experiências!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário