Menu

domingo, 30 de setembro de 2018

Mumbai



Mumbai

Mumbai (antiga Bombaim ou Bombay) é a capital econômica da Índia e maior cidade do país, com mais de 12 milhões de pessoas só no centro urbano, sendo um grande centro comercial e industrial no país. Apresenta também grande movimentação portuária.

É uma mescla de riqueza e pobreza, feio e bonito... típico da Índia!





É sede das grandes corporações indianas como a Tata, e da maior indústria mundial de cinema, a grande Bollywood, que concorre diretamente com Hollywood.

É um típico centro urbano indiano, com um trânsito caótico, muita, mas muita gente nas ruas, vacas caminhando tranquilamente, pobreza, lixo e todo o pacote que vem junto.





O que fazer em Mumbai?

- admirar o Portal da Índia, um monumento em basalto com mais de 25 metros de altura, construído para festejar a visita do Rei Jorge V e de sua esposa, a Rainha Maria, que visitaram a Índia em 1911. Fica perto do cais de onde saem as embarcações para visitar a Ilha Elephanta, em frente ao Hotel Taj Mahal.



- admirar a bela fachada do Hotel Taj Mahal, que foi inaugurado em 1903; um luxo só que já teve como hóspedes grandes personalidades artísticas, representantes da realeza europeia e chefes de estado.

- o skyline a partir de um passeio de barco pela baia, um belo visual de onde se vê o Hotel Taj Mahal, o Portal da Índia, as embarcações pesqueiras e de turismo, gaivotas e mergulhões.




- visitar o Museu Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya (antigo museu Príncipe de Gales das Índias Ocidentais); principal museu de Mumbai, com uma bela coleção de arte, arqueologia e história.



- Kamala Nehru e Mani Bhavan, casa onde Mahatma Gandhi viveu quando morou em Mumbai, museu com livros, objetos e história da vida de Mahatma Gandhi.


- jantar e se divertir no Leopold, restaurante que ficou famoso por ter sido palco de um ataque terrorista há alguns anos. Hoje é bem seguro e animado, fique tranquilo!



- Estação de trens Chhatrapati Shivaji, a principal de Mumbai, é enorme e absurdamente movimentada, diariamente são milhares e milhares de pessoas em suas plataformas; tem uma arquitetura incrível e, ao cair da noite, a iluminação dá um ar especial ao local. Em frente a ela, tem até uma plataforma para os turistas tirarem suas fotos no melhor ângulo. Vale a pena passar por lá no final da tarde.





- Ilha Elephanta: veja o post exclusivo sobre esse monumento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário