Ilha Elephanta (Elephanta Island)
A ilha Elephanta fica a 11 km do porto de Mumbai, recebeu esse nome devido à escultura de elefante que existia na entrada da ilha. Pegamos um barco e lá foram, atravessando a baía de Mumbai, com seus barcos de pesca e navios.
A ilha possui três aldeias e aproximadamente 1.200 habitantes fixos que vivem da cultura de arroz, pesca e do turismo. O transporte para a ilha sai regularmente do cais localizado próximo.
Algo que choca quando chegamos na ilha é a quantidade de lixo, infelizmente, isso tira um pouco da magia holística do lugar.
Algo que choca quando chegamos na ilha é a quantidade de lixo, infelizmente, isso tira um pouco da magia holística do lugar.
Ao descer do barco, uma caminhada te leva até o início da subida para a caverna principal. Nesse caminho, inúmeras barracas com todo tipo de ornamentos, roupas,
objetos de decoração, muito bonitos, vale a pena dá uma olhada se tiver tempo.
Patrimônio da Humanidade da UNESCO, a ilha possui vários sítios arqueológicos, sendo o principal deles a Caverna Elephanta, um conjunto arquitetônico esculpido na rocha e dedicado ao deus Shiva.
A caverna possui inúmeras esculturas em relevo representando várias facetas de Shiva (dançarino, yogui, casamento com sua consorte Parvati); no interior, uma espécie de “capela” abriga uma das mais significativas menções à Shiva, um linga, uma rocha de aspecto arredondado que representa a masculinidade; contudo, talvez a escultura mais relevante e seja a grande cabeça representando os três aspectos de Shiva: criador, mantenedor e destruidor (ao lado).
Olha a grandiosidade dessas colunas e dessas esculturas em pedra, é magnífico!
Tudo nesta caverna principal é exuberante e magnífico, as esculturas em relevo são enormes e para cada parede que você olha, uma escultura diferente salta
aos olhos. Vale muito a pena conhecer!
Depois de ter visitado a caverna principal, dê uma volta ao redor da colina e você encontrará outras entradas para salões que eram usados para orações, com esculturas ou colunas trabalhadas na rocha, além de ter a feliz companhia de grupos enormes de macaquinhos.
Esses nossos amiguinhos as vezes são meio intrometidos, e ficam em grupos. Observamos que os seguranças andam com uma varinha e ficam o tempo todo espantando os macaquinhos quando eles se aproximam muito dos visitantes, não se enganem, se eles conseguirem vão pegar seus pertences, pois são muito curiosos.
O melhor a fazer é deixá-los em paz e só observá-los.
Essa ilha é mais um dos inúmeros patrimônios da humanidade da Unesco que existem na Índia, é um local impressionante e vale muito a pena visitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário