Menu

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Petiscos pelo mundo... (Parte III)


Continuando essa série de posts sobre comidinhas pelo mundo...

Argentina

- carnes: temos que dar a mão à palmatória, as carnes argentinas são muito boas.


- alfajor: um doce típico encontrado em qualquer mercado. Há uma grande quantidade de marcas, desde as mais caras até as bem baratinhas. Já comprei marcas caras que não foram tão boas. Eu gosto muito de uma marca bem baratinha chamada Jorgito, o preço é quase ridículo, mas o alfajor glaceado é realmente uma delícia, boa textura, bom doce de leite e vem num pacote com 6 unidades, excelente para trazer para a família. Os alfajores com cobertura de chocolate eu recomendo ficar atento à seguinte informação na embalagem: “coberto por reposteria”, o que significa que não é chocolate ao leite, mas o hidrogenado e não é tão gostoso, então fique atento.



- doce de leite: é muito comum no café da manhã, ter doce de leite, nas sobremesas em restaurantes etc. O doce de leite argentino é muito bom porque não é exageradamente doce. Eu gosto muito de um em tablete chamado Vauquita, que não é muito caro, mas só encontramos em lojas nos aeroportos.


 - vinhos: os vinhos argentinos são de muito boa qualidade, mas não são tão baratos quanto os vinhos na Itália. Vale a pena comprar algumas garrafas nos supermercados e levar para degustar no hotel. Leve sempre um saca-rolhas na bagagem hehehe.

- empanadas: uma espécie de pastel assado, com recheios variados, mas o mais comum é o de carne. Uma delícia, comeria todos os dias. E o melhor, são baratas e valem por uma refeição!



Peru

- Ceviche: o ceviche é um prato muito encontrado no Peru e em outros países sul americanos. É feito com peixe curtido no limão, com cebolas, tomates. Eu não experimentei, porque não gosto de peixe cru, mas para quem gosta, dizem que é um prato muito gostoso. Dica: se for experimentar, prefira comer no almoço, quando os peixes estão mais frescos nos restaurantes (recebemos essa dica de um garçom local)

- batatas e milho: o Peru tem uma variedade enorme de batatas e milhos. Experimente pratos com variedades diferentes;


- lomo salteado: pra alguém como eu que não gosta de arriscar muito na alimentação, os filés a la plancha ou os lomos salteados são uma excelente opção, são gostosos, e bem temperados, geralmente acompanhados de batata ou arroz;


- pudim três leches: não sei se é uma sobremesa típica de lá, mas foi em Lima que eu comi os melhores Tres Leches da minha vida. É um pudim geralmente feito com leite, leite condensado e creme de leite (no Brasil, já vi opções com leite de coco);

- carne de alpaca ou de cuy: pra quem quer arriscar um pouco, experimente a alpaca ou o cuy (porquinho da índia), pratos muito comuns nos restaurantes peruanos. Eu experimentei a alpaca e gostei.

- Inka Kola: segundo os peruanos, o Peru é o único país onde um refrigerante local vende mais que a Coca cola: o Inka Cola. É um refrigerante amarelo brilhante, encontrado em todos os lugares.


Chile

- Pescados: pratos com peixe e frutos do mar são muito comuns nos restaurantes chilenos e vale conferir.

- Vinhos: os vinhos chilenos estão entre os melhores do mundo, e é possível visitar muitas vinícolas próximas à Santiago.



- Empanadas chilenas: dizem que rivalizam com as argentinas, eu não sei não, mas são boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário