Menu

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lisboa - Castelo de São Jorge e Chiado




Castelo de São Jorge e Chiado

Se você é avesso a filas, chegue cedo ao Castelo de São Jorge, porque as filas para compra de bilhetes ficam enormes depois das 11 da manhã.

Nós chegamos por volta das 9:30, fomos de táxi (por volta de 4 euros desde a praça do Rossio), porque ele se localiza no alto de uma colina. Não pegamos filas e entramos rápido. Que lugar lindo! obrigatório para quem está visitando Lisboa


O Castelo foi construído no século XI, época que os mouros dominavam a região e, como quase todo castelo, tinha como função segurança. Hoje ainda estão preservadas as torres, das quais a Torre de Menagem que é a principal torre de um castelo, se destaca. Logo na entrada do monumento, você terá a melhor vista possível de Lisboa, desde o rio, o porto até o centro e as belas construções.




Entrando no castelo propriamente dito, você poderá andar pelos pátios e subir para andar pela muralha e observar outras belas vistas da região. 


Saindo do castelo, você poderá visitar o sítio arqueológico, onde há ruínas das antigas construções que faziam parte do conjunto. Há muitas escadas em pedra, então, caso tenha dificuldade de locomoção ou esteja com crianças, dobre a atenção.


Antes de sair, não esqueça de visitar o museu arqueológico com peças riquíssimas encontradas nas escavações locais. Mas sim, esqueça o cafezinho ou água na cafeteria de lá, porque os preços são mais caros e bem próximo ao castelo há lojas com preços e sabores melhores.



Preço do bilhete para adulto: 8,50 euros.





Fomos descendo a pé em direção ao Chiado, um bairro super tradicional. No caminho entramos numa igreja super bonita, a Sé Patriarcal de Lisboa, a Igreja de Santa Maria Maior, em estilo românico, construída na 2ª metade do século XII. 


Em frente a essa igreja, comemos uma empanada de cebola e queijo, num quiosque pequenininho, que estava bem gostoso. Fomos descendo olhando as lojinhas e, principalmente os bondinhos típicos de Lisboa.


Os famosos bondinhos de Lisboa estão por toda a parte, se tiver um tempinho, pegue um e divirta-se!




Chegamos na Rua Augusta, um calçadão cheio de restaurantes e com um pórtico lindo que vai dar na Praça do Comércio (essa ai ao lado), as margens do Tejo, rende boas fotos!










Voltamos pela Rua Augusta e encontramos a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, com o melhor pastel de bacalhau do universo! eles fazem a massa e recheiam com queijo da Serra da Estrela, pode ter coisa melhor? é uma delícia!



Fomos subindo em direção ao Largo de Camões. No caminho paramos para um lanche na praça de alimentação do “Armazéns do Chiado”, um shopping tradicional, com nada de muito especial, mas preços mais em conta que os tradicionais restaurantes.








Subindo a rua bem em frente a ele, damos no Largo de Camões, onde fica a tradicional Cafetaria a Brasileira, onde Fernando Pessoa costumava tomar cafés e onde há uma estátua dele para fotos e um pouco de inspiração de um dos maiores poetas do mundo.





Andando por ali, encontra-se a Manteigaria - fábrica de pastéis de nata, uma portinha de nada, mas que, em minha opinião, tem o melhor pastel de natas de Lisboa, seguido bem de perto pelo da Fábrica da Nata.












Voltamos até a rua dos Armazéns do Chiado e continuamos por ela, que é um calçadão e termina na praça do Rossio. Passamos em frente ao Elevador Santa Justa, mas não entramos.



Esta é a vista que temos do Castelo de São Jorge desde o centro histórico de Lisboa... lindo não é?



Mais uma vitrine tentação dos pastéis de nata de Lisboa, esta é da Fábrica da Nata.

Para terminar o dia, pegamos um táxi e fomos até o shopping Amoreira, com lojas de grife, uma super praça de alimentação e um bom mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário