Menu

domingo, 8 de setembro de 2019

Equador


Lago do vulcão Quilotoa
Por que Visitar o Equador?

Quando eu disse aos amigos que iria, nas próximas férias, para o Equador, me perguntaram: Vai para Galápagos? E eu, não, para Quito... Mas, por quê? O que tem de bom para fazer em Quito?

Essa é a ideia que o brasileiro tem sobre o Equador, restringindo o país a Galápagos! Uma pesquisa rápida e você descobre lugares incríveis para conhecer, principalmente para quem gosta de aventura, caminhadas e história, você pode subir vulcões, andar de trem e conhecer ruínas incas, quer lugar mais legal que este?

Ruína Inca de Ingapirca
Felizmente essa visão sobre Quito deve mudar, principalmente depois que a Gol pôs em atividade uma linha direta para a capital do Equador.


Nosso roteiro pelo Equador teve como base duas cidades: cinco dias em Quito e quatro dias em Cuenca.

Cinco dias em Quito, não é suficiente para fazer todos os passeios possíveis ao redor da cidade, mas é suficiente para fazer o principal e conhecer a cidade.

Em Cuenca, também ficaram faltando alguns passeios, mas também é suficiente para conhecer o principal.
Catedral de Cuenca
Em Quito ficamos no Nu Hotel, muito bem localizado na Plaza Foch, o centro da agitação noturna da cidade. Íamos dormis com o som alto dos bares e restaurantes, mas tudo fica mais quieto após a meia-noite. Esse hotel foi um bom custo benefício, o quarto era grande, o café da manhã simples mas suficiente para começar o dia, com boa estrutura e a localização era perfeita, muito próximo de onde saíam os ônibus de turismo da agência Quito Tour.

Em Cuenca, nossa escolha foi o Hotel Los Balcones, uma construção antiga adaptada e reformada para ser um hotel. Excelente quarto e banheiro, as áreas comuns do hotel eram lindas e o café da manhã muito bom, localizado há poucos quarteirões da catedral.

Um pouco do Equador...

Um dos menores países da América do Sul, o Equador é um dos dois únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil. A diversidade de espécies é elevada, principalmente considerando-se as Ilhas Galápagos, o principal cartão postal do país.

Mais de 90% da população fala espanhol, mas há línguas indígenas e essas comunidades tradicionais são bastante organizadas, inclusive com certo poder político no país. Para cada região do país há comunidades tradicionais distintas e que cuidam de parques e monumentos naturais, trabalhando como guias locais.

No final da década de 90, o país encontrava-se numa enorme crise econômica (só mais uma dentre todos os países sul-americanos, não é?).  Em 1998, o presidente da época, para contornar a crise, dolarizou a economia, ou seja, substituiu a moeda corrente Sucre pelo Dólar americano. Isso foi um choque financeiro principalmente para a população mais pobre que teve suas economias convertidas ao dólar a um câmbio nada favorável.

Desde então o índice de pobreza extrema do país vem diminuindo e hoje a o país encontra-se num momento de crescimento e estabilidade financeira e política.

Geograficamente, o Equador divide-se em litoral e cordilheiras. A mais populosa cidade do país, Guaiaquil, fica no litoral onde se localiza o principal porto do país. Contudo, é na cordilheira que se concentram a maioria das cidades (Quito, Cuenca, Riobamba, Lojas).

A paisagem equatoriana é, sem dúvida nenhuma, dominada pela cordilheira e pelas elevadas altitudes, passando dos seis mil metros de altitude.

O país possui mais de 80 vulcões sendo que mais de um terço ainda em atividade, mesmo que suas erupções tenham ocorrido há muitos séculos.

Vulcão Cotopaxi

Próximo a Quito, há o chamado “corredor dos vulcões”, um trecho onde se avistam vulcões dos dois lados da estrada, dentre eles o Cotopaxi, um dos vulcões mais altos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário