Menu

domingo, 10 de junho de 2018

Lençóis Maranhenses e Barreirinhas


Lençóis Maranhenses e Barreirinhas

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais incríveis que já visitamos.


Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul, com mais de 1500 km² de areias brancas que mudam todos os dias de acordo com os ventos. As lagoas formadas pela precipitação dão um colorido verde azulado à uma paisagem que parece estar viva.

A “base” para se visitar as dunas é a cidade de Barreirinhas, um lugarejo pitoresco às margens do rio Preguiça. Ficamos em uma pousadinha simples próxima ao centro, o que permitia caminhar a pé pela vila. Há alguns hotéis maiores, mas para chegar à vila é necessário pegar uma vã.

O clima é quente, com temperaturas médias anuais em torno dos 26°C. 

O período escolhido para a visitação ao parque é extremamente importante, o ideal é logo depois do período chuvoso (de fevereiro à maio), quando os lagos encontram-se cheios. No período de seca os lagos podem secar e uma grande parte da beleza do parque se perde.


Além de caminhar pelas dunas, tomar banho nas lagoas e ver o por do sol sentado na areia, uma forma incrível de admirar essa paisagem é fazendo um sobrevoo (acredito que essa é a melhor forma para se ter uma ideia do tamanho e da complexidade do local). 




A partir do aeroporto de Barreirinhas, você pode fazer um sobrevoo de avião, que leva por volta de 6 passageiros por vez (você pode dividir os custos com outras pessoas).







Nada como ver essas dunas e lagoas incríveis de cima!

Passeio pelo Rio Preguiça




Outro passeio super legal para se fazer na região é o tour de um dia navegando pelo rio Preguiça.







Partindo de Barreirinhas, um barco te leva até a foz do rio, parando no caminho para almoço e para conhecer o Farol Preguiças (ou Farol de Mandacaru).








Inaugurado em 1940, o farol tem por volta de 40 metros e fica na vila de pescadores de Mandacaru; logo que você desce do barco, você é cercado por crianças que começam a te contar a história do local, não adianta tentar dispensá-los, eles vão te seguir até a entrada do farol e vão esperar você sair para continuar, tudo em troca de alguns trocados.




São 160 degraus para chegar ao topo, mas vai valer a pena, pois a vista que se descortina é linda.














Na volta, ainda dá pra curtir o por do sol em Barreirinhas, um final perfeito para o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário