Menu

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Parque Nacional de las Cajas

Este parque nacional equatoriano fica há 35 km da cidade de Cuenca.

Possui mais de 25 mil hectares, 2 mil rios e riachos e mais de 160 lagos

Após partirmos de Cuenca, a primeira parada foi na Zona de Recreação de Llaviucu a 3.160 metros de altitude. Nesta área fizemos uma caminhada de umas duas horas por trilha em volta a laguna de Llaviucu.

O principal atrativo aqui é a diversidade vegetal e a beleza da paisagem. Chovia bastante e o terreno fica alagadiço e lamacento então tivemos que utilizar galochas fornecidas pela agência de turismo.

A segunda parada foi no Mirador Tres Cruces, o ponto mais alto deste passeio, com 4.160 metros de altitude.

Ponto mais alto e mais frio também! Ventava muito e estava um frio danado aqui! Mas a paisagem era linda.

Partimos então outra área do parque, de onde fomos fazer a trilha Caminho de Garcia Moreno.

A altitude aqui começou a pesar, pois a trilha tinha várias subidas e descidas, não era muito fácil, vá preparado para sentir falta de ar. Eu não estava me sentindo muito bem nesse dia, então foi bastante árduo para completar a trilha, mas consegui e valeu a pena, pois as paisagens são incríveis, eu adoro esse tipo de paisagem.

Se tiver sorte, segundo os guias, você poderá avistar alguns dos animais da região (lobos, coelhos, raposas, pumas, lhamas e uma grande variedade de pássaros), não vimos nada.

Na trilha passamos por áreas com vegetação mais fechada, áreas de campos e margens de lagoas. O vento estava muito forte e o frio intenso, mas o visual compensou tudo! Eu não estava muito bem nesse dia, mas mesmo assim, adorei cada pedacinho desse lugar.

O único jeito de fazer essas trilhas é usando um modelito amarelo de botas de borracha (fornecido pela agência de turismo), última moda no Parque las Cajas!

Vá preparado com roupas adequadas. O calçado aqui é a bela galocha fornecida pela agência de turismo

Na volta para Cuenca, paramos para almoçar num restaurante na estrada, incluído no pacote do passeio.

Dicas:

- prepare-se para o frio, com jaquetas, luvas e gorros;
- leve algo para comer e leve água;
- faça a caminhada no seu ritmo, a altitude vai pesar e o ar vai faltar... acredite!
- sempre contrate os serviços de guias ainda em Cuenca, é mais seguros e isso garante que você não se perca nas trilhas.