Menu

terça-feira, 19 de abril de 2016

Vacinas obrigatórias para viajantes



Para viajar com segurança, não basta somente ter reservado bons hotéis e voos.  É preciso também conhecer sobre o país que você está indo, não só sobre os atrativos turísticos, mas também de saúde. Principalmente se você for para países tropicais, com florestas ou se vai ter muito contato com a natureza, deve ficar atento a estas questões.

Muitos países do mundo exigem que o turista esteja imunizado contra algumas doenças, como a febre amarela por exemplo. Podem exigir, na passagem pela imigração, que você apresente a Carteira Internacional de Vacinação.

Alguns países não exigem o certificado internacional, mas possuem focos de febre amarela então, não custa você se prevenir e tomar as vacinas para sua própria segurança não é mesmo?

Mesmo para quem vai viajar para o norte do Brasil, precisa se preocupar com isso e deveria tomar esses cuidados.

Você pode tomar a vacina de febre amarela no posto de saúde e ela terá validade para 10 anos. Para tirar o certificado internacional, você precisará ir a um posto do Centro de Vigilância Epidemiológica munido de documento com foto e do comprovante de vacinação válido emitido por um posto de saúde público ou privado onde conste o número completo de lote da vacina, data legível e carimbo com identificação do posto e assinatura do vacinador. No link abaixo, você terá a lista de postos do CVE em São Paulo e no site da ANVISA, você pode ter mais informações sobre o assunto, não deixe de consultar.


Outras vacinas que podem ser importantes, dependendo do lugar que você for visitar são: difteria, hepatite, febre tifoide, meningite; antes de viajar, procure se informar sobre o país de destino.

Lembre-se que para fazer efeito, as vacinas devem ser tomadas pelo menos 10 dias antes da viagem.





Fontes:
http://www.cve.saude.sp.gov.br/

http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário