Menu

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Pune


O que fazer em Pune?

Passamos apenas um dia na cidade de Pune, que é um importante centro cultural e industrial na Índia. E como toda cidade indiana, tem um trânsito caótico e muita pobreza também.





Para os turistas, Pune tem importância devido à quantidade de centros de meditação e terapias. Nós visitamos dois:

- o Osho International Meditation Resort, um local bonito e com bastante restrição às visitas; você não pode entrar se não estiver em retiro ou fazendo algum curso e nem fotografar; olhamos por fora e entramos na livraria;



- o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, sede mundial da escola de Yoga do método desenvolvido por BKS Iyengar; aqui visitamos algumas instalações e, para mim foi muito especial, pois já li alguns livros do mestre BKS Iyengar e pratiquei esse método de Yoga por um tempo, foi emocionante!






Ambos os institutos admitem alunos regulares para desenvolvimento de técnicas de meditação e Yoga. Para maiores informações, acesse os sites:



Ainda em Pune visitamos um museu Raja Dinkar Kelkar cuja coleção contém mais de 20.000 objetos do cotidiano indiano, decorativos e de arte dos séculos XVIII e XIX.Esse museu é o resultado da coleção iniciada no início do século XX pelo Dr. Kelkar, que doou a coleção para o governo de Maharashtra em 1975.










Outro lugar imperdível é o Agakhan Palace (hoje conhecido como Memorial Nacional de Gandhi), um palácio construído pelo imperador Agakhan no século XIX e que, anos depois, serviu de prisão para Gandhi, sua esposa e seu secretário entre 1942 e 1944. No local, além da arquitetura belíssima, é possível ver objetos pessoais do líder indiano, o quarto que serviu de prisão. A esposa de Gandhi, Kasturba, morreu enquanto estava nessa prisão. Nos belos jardins do palácio, há um memorial em homenagem a ambos. Abaixo algumas fotos do acervo tão especial!








Nenhum comentário:

Postar um comentário