Menu

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Museus pelo mundo... Roma


Há pessoas que viajam a procura de festas e baladas, outras pela comida local, outras pelas praias... eu viajo pelas belas paisagens e para conhecer a cultura local. E visitar museus é minha forma preferida de adquirir essa cultura. Poder observar a história local ou uma obra de arte que você sempre viu em livros e revistas ali, na sua frente, ou mesmo se deparar com um meteorito ou com um fóssil de um T-rex, são experiências que não tem preço. Sempre que possível, reserve um dia ou meio dia que seja para visitar um museu na cidade onde você estiver. Sua viagem será muito mais completa.

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts resumindo os principais museus que já tive a oportunidade de conhecer (e há muito mais na minha lista de desejos).

Roma:

Roma é um museu a céu aberto praticamente. Mas como há muitas coisas incríveis para se conhecer, optamos por conhecer o Museu do Vaticano e, por uma feliz coincidência, acabamos por conhecer também o Museu da Imigração.

Museu Vaticano

O Museu Vaticano é um daqueles locais que você se perde e esquece o tempo. Tem muita coisa para ver, muitas salas temáticas, a própria construção, com tetos ornamentados, tapeçarias, uma festa para os olhos. Obras gregas, romanas, medievais, egípcias, para todos os gostos. Ainda, pelas janelas é possível ter um vislumbre da cidade do Vaticano, que também rende boas fotos. A visita acaba na Capela Sistina onde acontece o conclave, que é a reunião dos cardeais para eleição dos novos papas (lembra do filme Anjos e Demônios?). Nela, aglomeram-se a maioria dos visitantes, todos querendo ver cada detalhe da obra, então fica um zum zum zum de pessoas falando e a cada minuto, uma gravação de um padre pedindo: “silêncio”... Como assim? Centenas de pessoas comentando sobre uma obra de arte daquelas, impossível obter silêncio... Coisas do Vaticano mesmo. Ah, não pode fotografar ok? Respeite as normas locais!







Chega-se de metro, pela estação Ottaviano - San Pietro, e seguimos o fluxo de pessoas, porque muita gente desce ali.

É melhor comprar os ingressos antes, pelo site, com hora marcada e tudo assim evita-se uma longa fila.






Museu da imigração







Pouco conhecido, é um museu que causa grande emoção para pessoas que, como eu, descende de imigrantes italianos. Lá pode-se ter uma ideia de como e porque começaram as ondas migratórias de italianos para a América, com objetos, cartazes e documentos da época. É realmente emocionante.




Fica perto da Piazza del Campigdoglio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário