Menu

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tipos de Turismo - Turismo geológico (geoturismo)


Dobramento próximo ao Glaciar Perito Moreno
Todos nós viajamos para ver novas paisagens, esse é um dos principais motivos para alguém fazer as malas. Contudo, os viajantes desta categoria viajam para ver um tipo de paisagem especial, aquela voltada para aspectos geológicos atraentes, por exemplo, uma falha geológica como a de San Andreas na Califórnia, um dobramento moderno comum nas cordilheiras, um vulcão em atividade (ou não), uma área de mineração como as salinas, a cratera de um meteoro, um bosque petrificado, um sítio paleontológico.

Glaciar Perito Moreno
São paisagens lindíssimas que não precisam estar cobertas por vegetação muito menos ter vestígios da ação humana, mas que trazem um conhecimento a mais sobre nosso planeta.

Nós aqui do blog O eu importa é viajar! adoramos esses lugares, podemos dizer que somos “geoturistas". 







Acho que nossa formação acadêmica (uma geógrafa e um físico), nos levou a querer conhecer essas paisagens que mostram o planeta Terra como ele é e não apenas como fruto da interferência dos seres vivos, entende? Esses lugares nos leva a um respeito enorme pela grandeza do planeta, nos leva a ver como somos pequenos perante a força da natureza. Veja o que o Vesúvio fez com Pompéia, por exemplo.


Pompéia, com o Monte Vesúvio ao fundo
Foi mágico conhecer o Grand Canyon, uma formação rochosa belíssima criada pela ação erosiva do Rio Colorado durante milhões de anos, incrível verificar que um rio fez tudo aquilo; foi uma super emoção conhecer a cratera de um meteoro no Arizona; e o que dizer da beleza desértica do Atacama com seus geiseres, vulcões, salinas? E da Cordilheira dos Andes? E do Vesúvio? Caminhar pela geleira Perito Moreno foi sem dúvidas, uma das coisas mais legais que já fizemos na vida. E não vamos parar por aí, há muitos lugares assim na nossa lista!


As belezas do Deserto de Atacama
Geisers del Tatio
Deserto do Atacama

Geleiras em Ushuaia
Grand Canyon


Cratera do Meteoro no Arizona
Muitas vezes para chegar a esses lugares é preciso passar por trilhas de difícil acesso, que exigem algum grau de espírito de aventura e, por isso, essa categoria de turismo está muito associada ao turismo de aventura ou ecoturismo, do qual falaremos em próximo post.




Por exemplo, a trilha para se chegar até a Casa de Pedra, caverna cuja boca é uma das maiores do mundo, localizada no Petar (parque estatual turístico do alto ribeira, SP), é difícil, uma caminhada de várias horas, mas olha o visual!!

Leia também os posts sobre alguns desses fenômenos geológicos:

http://www.oqueimportaeviajar.com.br/2016/05/crateras-de-meteoros.html

http://www.oqueimportaeviajar.com.br/2016/06/vulcoes.html

http://www.oqueimportaeviajar.com.br/2016/07/dobramentos.html




Em posts futuros vamos detalhar também alguns desses lugares magníficos, quem sabe você também fica com água na boca de vontade de conhecer, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário