Menu

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Tipos de turismo - Turismo histórico e cultural


O turismo mais que conhecer lugares belíssimos, é também um assunto amplo e de importância vital para algumas cidades, vilas ou lugarejos pelo mundo. É ele que garante o ganha-pão de muitas pessoas. Para nós, turistas, o que importa são os atrativos que o lugar oferece, mas para os personagens locais (governos, comércio, população), é mais do que isso, é uma forma de desenvolvimento econômico regional. 
Cada local deve desenvolver a atividade turística naquilo que é mais forte: patrimônios históricos, patrimônios naturais, cultura, religiosidade. Grandes cidades do mundo sabem muito bem trabalhar seu aspecto turístico e faturar bastante com isso. Infelizmente, o Brasil ainda engatinha nesse aspecto. Apesar da riqueza turística que possuímos, ainda não desenvolvemos esse setor como deveríamos e recebemos muito menos turistas que alguns lugares do mundo. A França, por exemplo, recebeu somente em 2013, 85 milhões de visitantes, contra apenas 6 milhões do Brasil. (Fonte: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/08/franca-foi-maior-destino-turistico-do-mundo-em-2013.html)
Portanto, os diferentes tipos de turismo devem se encaixar de acordo com o interesse pessoal de cada um. Esse interesse é muito particular e há pessoas que gastam muito para satisfazer o sonho de conhecer determinados locais. Uns gostam de aventuras radicais, outros museus, outros parques, cidades, compras...

E são tantos os lugares e os atrativos que fica realmente difícil escolher onde passar as próximas férias não é?
Nesta série de posts vamos conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de turismo e de turistas e como escolher o tipo que mais agrada a você.

Turismo histórico e cultural

Muito comum, são as pessoas que viajam para conhecer cidades e monumentos históricos e arqueológicos (adoro isso!). É muito rico o conhecimento que nos traz esses lugares, imaginar como as pessoas viviam antigamente, como construíram aqueles prédios. 

No Brasil temos as Cidades Históricas de Minas Gerais onde, além da paisagem linda, ainda é possível tomar contato com um período importante da história do país, o Período do Ouro; as capitais brasileiras todas elas tem um centro histórico incrível, com prédios preservados (infelizmente nem todos), monumentos, praças.

- Belém




- São Luís


- São Paulo



- Salvador







No mundo isso se repete, o patrimônio histórico de cada país geralmente é preservado e faz parte do circuito turístico, no caso do patrimônio arqueológico, geralmente são protegidos por leis internacionais (geralmente são tombados pela UNESCO, órgão da ONU responsável pela escolha de lugares de interesse cultural mundial).

Nessa lista podemos citar as Pirâmides do Egito, Teotihuacan (México); Macchu Picchu (Peru), Pompéia (Itália) e inúmeros outros lugares.

- Macchu Picchu




 - Teotihuacán




- Pompéia



- Roma



Nenhum comentário:

Postar um comentário