Menu

terça-feira, 22 de novembro de 2016

ONU - Organização das Nações Unidas


Durante a organização de nossa última viagem para Nova York, descobri sem querer que a ONU possui um centro de visitantes e você pode fazer uma visita guiada pelas salas dos conselhos e da assembleia geral.  Claro que tinha que ir, independente de ir sozinha ou se alguém me acompanharia.

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em outubro de 1945, logo após o final da 2ª Guerra Mundial, com o intuito de manter a paz mundial e intermediar conflitos.  A sede fica em Nova York.  Além da sede, a ONU também tem outros organismos sob sua tutela, como a UNESCO, UNICEF, OIT, OMS, cujas sedes ficam em outros países.

Como fazer a visita à ONU?

No site da ONU (http://visit.un.org/es), você vai encontrar o caminho para compra antecipada do bilhete. É necessário comprar pelo site, pois o número de visitantes é pequeno e não vendem o ingresso na hora.

Entrar em Planeje sua Visita  Boletos.

O preço é salgadinho, US$ 22 para adulto, mas vale a pena. Antes de mais nada, leia as normas da visita e veja se está realmente a fim de fazer.

Selecione o mês que gostaria de ir, selecione o dia e o horário. Aqui você poderá escolher o idioma da visitação, há em inglês, espanhol, francês, mandarim e por aí vai. 

Há visitas em português também, mas não encontrei o link. Comprei o espanhol no horário das 13h30min e, para nossa sorte, juntamente com esse grupo estava saindo um grupo com guia em português e nós pudemos trocar. Não sei se acontece essa coincidência todos os dias, mas vale tentar né? Um dos passos da compra é escolher os assentos, mas eu não entendi o porquê, uma vez que não ficamos sentados em lugar nenhum, mas tem que escolher então, selecione os assentos. Confira o que você escolheu e escolha a opção para receber os bilhetes: imprimir em casa ou retirar no balcão, no dia da visita.

Se alguém do seu grupo tiver mais de 60 anos, você pode comprar o ingresso Sênior, mais barato; na hora é só apresentar o passaporte; fiz isso com o ingresso para minha mãe.

Não é permitida a entrada de crianças menores de cinco anos.

No final, informe os dados de identificação e pagamento.

No dia da visita:

No site está bem claro que você deve chegar com uma hora de antecedência e apresentar um documento com foto, também há uma lista do que não é permitido levar, como objetos cortantes, alimentos, etc. 

Eu achei que iriam fazer uma super revista, mas até que foi bem tranquilo, sua bolsa e pertences passam por raio x e você por um detector de metal (como no aeroporto).





Antes de entrar na portaria principal, você deve passar pelo escritório que fica do outro lado da rua, é aqui que você vai se identificar e receber o passe para entrada. 

Só depois se encaminhe para a entrada de visitantes.






No centro de visitantes você receberá um adesivo para colar na roupa, apenas um por grupo, no caso, fui eu a escolhida.

Para a visita guiada, apresente seu bilhete no guichê que fica dentro do prédio principal onde você receberá as instruções.








A visita:

Para mim foi uma emoção conhecer o prédio e as instalações da ONU, sempre via fotos e imagens, mas ao vivo é muito mais legal.

No pátio externo, há várias obras de artes, doadas por diversos países.

Não Violência de Karl Fredrik Reutersward:



Sphere whitin Sphere, em bronze, doação da Itália:



Memorial em homenagem às vítimas do tráfico de escravos:





Ao entrar no hall principal, você pode ver uma exposição sobre alimentação no mundo. 




Poseidon, presente da Grécia
Saguão principal

No saguão você ainda pode encontrar algumas referências e homenagens aos funcionários da ONU que faleceram a serviço da organização.




A visita guiada começa mostrando algumas pinturas e contando um pouco da história da ONU



Em seguida, conhecemos as salas de reunião do Conselho de Segurança, do Conselho de Tutela e do Conselho Econômico e Social. Cada uma dessas salas foram presenteadas por um país e possuem cores e decorações diferenciadas.




Sala do Conselho de Segurança


Conselho de Tutela

Conselho Econômico e Social





Nossa guia brasileira foi contando sobre as salas, os documentos, as discussões. Ficamos sabendo, por exemplo, que depois da Bíblia, a Declaração dos Direitos Humanos da ONU é o livro mais lido e traduzido no mundo; que as forças de paz da ONU atuam em vários conflitos e são compostas por tropas enviadas pelos países membros; que quem mantém a ONU são os países membros, que contribuem com montante de dinheiro, de acordo com suas possibilidades.










O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino) e por dez membros não permanentes, eleitos para mandatos de dois anos.

A última sala é a da Assembleia Geral da ONU, um grande anfiteatro onde se reúnem representantes de todos os países membros para resolverem em comum acordo assuntos de interesse internacional.









Olha a minha cara... feliz? sim ou com certeza?




As salas do Conselho de Segurança e a da Assembleia Geral, para mim, foram as mais emocionantes, pois ali já foram discutidos tantos assuntos importantes que parece que fica uma energia no ar.









Como eu todos os lugares capitalistas, o final da visita coincide com uma livraria e uma lojinha de lembranças.




Se você é um ser humano e vive no planeta Terra, os assuntos discutidos na ONU interferem, de alguma maneira, na sua vida.

Mesmo que você não se interesse pelos assuntos geopolíticos mundiais, ou mesmo que não considere a ONU um organismo sério ou importante, disponibilize algum tempo de sua viagem para Nova York para conhecer um pouco da história e do trabalho desta instituição mundial tão importante, creio que as obras de arte e as histórias ali contadas farão tudo valer a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário