Menu

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Crateras de Meteoros


Sempre ouvimos falar que a extinção dos dinossauros foi provocada pela queda de um meteoro enorme que devastou o ambiente terrestre. É, os meteoros tem essa capacidade, mas esses eventos catastróficos são muito raros. No passado geológico da Terra, muitos meteoros colidiram com ela, causando danos locais ou regionais, mas nem todos colocando em risco a vida no planeta. Você já deve ter visto a superfície da Lua com todas aquelas crateras grandes e pequenas sobrepostas... Assim seria a superfície terrestre se não tivéssemos a ação dos agentes erosivos, como a água, o vento, as chuvas, as plantas transformando constantemente a superfície e, principalmente, se não tivéssemos uma atmosfera protegendo o planeta.

Todos os anos o planeta é bombardeado com inúmeros meteoros e meteoritos que geralmente se queimam ao atravessar a atmosfera e nem atingem a superfície, as famosas “estrelas-cadentes”.

Alguns desses eventos do passado podem ser vistos hoje nas crateras que deixaram na superfície terrestre. Há crateras de impactos por todo o planeta, algumas muito fáceis de serem reconhecidas, outras, devido à vegetação, ocupação e intemperismo local, visíveis apenas pela análise de imagens de satélites.


Segundo o site http://www.lpi.usra.edu/meteor/index.php no Brasil há seis crateras reconhecidas pela comunidade internacional como meteoríticas após estudos científicos. Há ainda outras que precisam se melhor estudadas para serem incluídas nesta lista.

Nome
Tipo
Local
Cratera de impacto
Mato Grosso
Cratera de impacto
São Paulo
Cratera de impacto
Maranhão
Cratera de impacto
Tocantins
Cratera de impacto
Santa Catarina
Cratera de impacto
Paraná
Adaptado do site em mar/16

Destas, a mais estudada é a de Araguainha. A de Colônia fica a 40 km ao sul do centro da cidade de São Paulo e é ocupada pelos bairros de Colônia e Vargem Grande.

http://agencia.fapesp.br/cratera_guarda_a_memoria_de_impacto_de_corpo_celeste_na_periferia_de_sao_paulo/22887/

Mas, como o que importa é viajar, pra nós turistas basta saber que algumas dessas crateras podem ser visitadas e admiradas. No Brasil não há visitação turística regular nessas crateras, mas em vários locais do mundo isso é possível.

Fonte: Google Earth

Tive a oportunidade de visitar uma dessas grandes crateras no Arizona, a Meteor Crater. Era algo que sempre sonhei em fazer porque conhecia esse lugar de assistir a documentários sobre o assunto e imaginava o quão emocionante seria estar lá. E isso é legal, alguns sonhos se realizam!

Olha euzinha lá, em frente à cratera!



Foi muito emocionante mesmo estar na borda da cratera, imaginar como ela foi feita, o que aconteceu após a queda daquele meteoro, qual o tamanho do objeto como aquele impacto interferiu no ambiente local. Há todo um complexo turístico para a visita com um museu, uma lanchonete, banheiros e, se quiser uma visita guiada.

Para nós turistas, o site http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/06/5-crateras-de-meteoritos-para-conhecer-antes-de-morrer.htmls lista as 5 crateras que merecem visitação antes de morrer.

Coloque algumas na sua lista de lugares para conhecer. Vale muito a pena!

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário