Menu

terça-feira, 29 de março de 2016

Ushuaia - Tour 4X4 com almoço

Lago Escondido - Ushuaia

Nesse tour, saímos por volta das nove da manhã, em direção aos lagos Escondido e Fagnano. Ambos os lagos são fabulosos, com vistas de tirar o fôlego.

O Escondido é possível ver do alto da rodovia e em seguida das margens, onde fizemos uma paradinha para café.
Ushuaia

Lago Escondido - Ushuaia
Lago Escondido
Lago Escondido - Ushuaia

Lago Escondido - Ushuaia

O Fagnano, um dos maiores da região, tem um visual incrível. Para chegar até ele, saímos da estrada normal e pegamos uma trilha que fez jus ao 4x4 dos carros. Não é qualquer 4x4 que passa por aquela estrada! Mas no final, saímos no lago, onde paramos um pouco para admirar a paisagem.
Lago Fagnano - Ushuaia
Lago Fagnano
Lago Fagnano - Ushuaia

Lago Fagnano - Ushuaia

De volta a estrada, chegamos novamente às margens do lago, onde pudemos fazer uma caminhada de uns 15 minutos em suas margens, até chegar ao chalé onde faríamos a refeição. Aqui, nesse lugar, a paisagem mais linda que eu já vi, acho que ainda vou conhecer muitos lugares lindos no mundo, mas este aqui, por enquanto está em primeiro lugar; a mistura de lago com montanhas nevadas, frio e o silêncio cria um ambiente inesquecível.
Ushuaia

Ushuaia

Ushuaia

Ushuaia
O almoço foi excelente, uma entrada de queijos e vinho, um lanche caprichado de linguiça e um considerável bife de chorizo com salada. Uma delícia! Para fechar, café com brownie de chocolate.

Ushuaia

Durante todo o percurso passamos por várias castoreiras (barragens feitas de troncos e galhos de árvores construídas por castores). Os castores são um grande problema para o ambiente de Ushuaia. No início do século 20, foram trazidos pelos militares argentinos, por volta de 25 casais de castores canadenses. Como o clima dos dois locais são parecidos, o objetivo seria a criação desses animais para uso da pele. Mas, a lógica humana não funciona com a natureza e ela toma o rumo que lhe convém. Os castores se adaptaram ao clima um pouco mais ameno de Ushuaia, e começaram a desenvolver pelagens mais finas e ásperas, inviáveis para uso. Os castores que no início eram 50, hoje são mais de 200 mil.

Ushuaia

Ushuaia

Como não tem predadores, encontraram o ambiente perfeito para viver. Há registro de castores de mais de 30 quilos, e algumas décadas de idade, pois não correm perigo. Para o ambiente local, a presença desses animais gerou um grande desequilíbrio, pois eles vão represando pequenos rios e braços de lagos, alagando áreas e matando as árvores, não adaptadas à ambientes alagados; quando o bosque morre, os castores se mudam, procurando novo local para construir suas casas. Ao contrário dos bosques canadenses, que se recuperam rapidamente, os bosques de Ushuaia podem demorar décadas para se recuperar. As autoridades ambientais argentinas estão experimentando formas de contenção da procriação dos castores, mas só vão descobrir se o método está ou não funcionando, em algumas décadas. Essa é uma mostra de como cada atitude humana na natureza deve ser bem pensada e calculada, pois o desequilíbrio gerado é muito difícil de ser remediado.
Ushuaia
As castoreiras
Ushuaia

Voltamos para o hotel por volta das 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário