Menu

domingo, 8 de abril de 2018

Preparando uma viagem para a Índia...



Como preparar uma viagem para a Índia...

Com mais de 1,2 bilhões de habitantes, a Índia é um país fascinante, que atrai a atenção de todos que tem o gene do turismo em suas células.

Desde sempre tive o desejo de conhecer esse país místico cheio de contrastes... belezas e rusticidade, sagrado e profano, florestas e desertos, riqueza e pobreza... as cores da Índia me cativaram por meio de fotos de indianas camponesas com seus sáris coloridos impecáveis, que pareciam ter acabado de serem vestidos... os animais pelas ruas, elefantes, macacos, vacas... é um caos organizado (ou não).

Viajar para a Índia não é a mesma coisa que viajar para a Europa ou EUA, as coisas não funcionam da mesma maneira, a cultura é toda diferente, as comidas são experiências únicas, o excesso de pessoas por todos os lugares, os 19 idiomas oficiais se misturando pelas ruas, parece que não é para os fracos não!

Há os aventureiros que mergulham sozinhos nesta miscelânea de coisas, tropeçando e levantando e vivendo experiências mágicas a cada esquina. Nós d’O que importa é viajar não somos tão aventureiros assim.

Para nós, uma viagem à Índia teria que ser em grupo, com guias e organizada por uma operadora de viagem; por mais desacostumados que estamos com esse lance de respeitar horários, fazer tudo em grupo, deixar sua vida nas mãos de guias, achamos que alguns lugares do mundo, seja pela dificuldade com a língua, sejam pelas diferenças culturais esse suporte de terceiros é essencial. Outra questão importante é que uma viagem dessa monta não é barata, exige planejamento financeiro também.

Há alguns anos eu encontrei uma atividade psicofísica que me completou: o Yoga. Venho praticando há algum tempo e nesse ano iniciei um curso de Formação em Yoga e Yogaterapia. Uma das atividades previstas foi uma viagem (não obrigatória) para a Índia, numa imersão na cultura e nos caminhos do yoga, com visitas a ashrams e institutos de yoga e, claro, os principais pontos turísticos. 

Pronto, finalmente encontrei um grupo com o qual me identificava (meu companheiro de viagem foi apenas para turismo, já que ele não curte esse lance de Yoga).

Compramos o pacote que incluiu: passagem aérea (ida e volta), hotéis, passagem aérea interna (entre cidades indianas), passagens de trens, entrada para a maior parte das atrações, atividades em institutos de yoga, guias.

Finalmente começaram os preparativos para a esperada viagem.

Primeiros passos...

Todo o roteiro, hotéis, aéreo, ferroviário... foi organizado por uma operadora, o que me deixou bastante ansiosa, uma vez que estou acostumada a organizar meus próprios roteiros e definir minha “vida de viajante” como eu quero; deixar essas decisões nas mãos de outros é bem difícil e aí já começou meu trabalho de desapego, de confiar em outras pessoas, um dos motivos pessoais para uma viagem à Índia. Mas, mesmo com a intermediação de uma operadora de viagem, eu aconselho o mesmo preparo que você faria para uma viagem independente e até mais cuidados: estudar sobre a cultura, os locais que você vai visitar, vestimentas adequadas, os tipos de alimentos que você vai encontrar, o que pode ou não pode de acordo com a cultura local, algumas palavras no idioma local, e tudo mais que possa agregar e melhorar sua experiência. Uma dificuldade neste preparo, ao menos para mim foi que na Índia não tem Google Street View, ou seja, não consegui ver as ruas dos hotéis, os restaurantes, nadinha!!!

Depois de comprado o pacote, reservado voos, hotéis e etc., foram necessários providenciar dois documentos obrigatórios para sua passagem tranquila pela imigração indiana.

Visto:

A Índia exige visto para brasileiros. Há duas formas de retirá-lo: indo pessoalmente aos consulados ou pela internet (e-visa).

Nós solicitamos pelo site e foi muito rápido e prático, mas leia com atenção para responder as perguntas; entre no site http://indianembassy.org.br/servicos-consulares/vistos/, e você terá todas as informações necessárias para retirar seu visto eletrônico.

Depois de tudo feito e da taxa paga, você vai receber um e-mail da embaixada e vai parecer que aquilo é o visto, MAS NÃO É!!!

Depois que você receber o e-mail, seu visto está ok. No e-mail haverá uma chave que você deverá utilizar no site para imprimir o documento oficial, com sua foto, esse sim é o que você terá que apresentar quando entrar na Índia. Uma colega se enganou e não imprimiu esse documento do site, foi barrada em Istambul, e não pode continuar a viagem com a gente, até obter o documento.
O visto indiano vale por 90 dias a partir da emissão.

Carteira de vacinação internacional:

A Índia exige a carteira de vacinação internacional para febre amarela com no mínimo dez dias de vacinação antes da viagem.

Verifique no site da Anvisa, os postos de saúde que além de aplicar a vacina também emite o certificado internacional, caso já tenha tomado, entre no site da Anvisa e agende um horário nos postos da agência que ficam nos principais aeroportos do país.

Maiores informações, leia o post: Vacinas obrigatórias para viajantes

As malas...




Preparar as malas é um dos grandes momentos pra quem curte viajar (pelo menos para mim), é necessário pensar em detalhes, conhecer o local para onde se está viajando, o clima, os passeios (leia mais dicas no post Como se divertir fazendo as malas) e, hoje em dia, o peso da bagagem aceito pelas companhias aéreas.

Nossos voos para a Índia seriam pela Turkish Airways, com escala em Istambu e, em terras indianas, faríamos um voo interno entre Rishkesh e Pune. No primeiro voo internacional, poderiam ser levadas 2 bagagens de 23 quilos e uma de mão de 8 quilos, contudo no voo interno, somente teríamos direito a uma bagagem de 15 quilos e uma bagagem de mão de 7 quilos! Ou seja, fiquem atentos quando o roteiro inclui voos internos para não pagar excesso de bagagem! Deixe as compras para a última etapa da viagem.

Bem, como ficamos quase 20 dias viajando, foi um malabarismo para fazer essas malas, mas algumas dicas ajudaram:

- viajar para a Índia é uma experiência de desapego também, então tente viajar leve, carregue o mínimo necessário para que tenha uma boa estadia;

- o clima indiano parece muito com o nosso; o inverno é seco com temperaturas mais baixas mas mesmo assim não é necessário nenhuma peça muito pesada para a maioria das cidades; para o norte da Índia, como Rishkesh, por exemplo, leve um casaco desses de nylon e algumas blusas de fleece, que são quentinhas e bem leves; calças jeans e meias; cachecóis você provavelmente comprará por lá; leve poucos calçados. Lembre-se, muito provavelmente você não irá a nenhum lugar ou restaurante que exija uma roupa mais “elaborada” ou “salto alto”, então, leve roupas confortáveis e que não pesem muito na mala;

- leve o mínimo possível de produtos de higiene pessoal e, sempre que possível, leve-os em embalagens menores, há uns potinhos próprios para isso. É interessante levar lenços de papel e lenços umedecidos, para uso durante a viagem, uma vez que nem sempre há papel higiênico nos banheiros dos locais turísticos e é bastante necessário o álcool gel, mas se você esquecer é fácil comprar por lá;

- para uma viagem à Índia reserve um tempo para elaborar uma pequena farmacinha: remédios para estômago, diarreia, probióticos; analgésicos, antiinflamatórios, curativos, remédios de uso contínuo... não esqueça de nada;

- leve também uma embalagem de hidrosteril, para o caso de precisar utilizar alguma água suspeita;
Malas feitas, documentos em mãos, agora é só ir para o aeroporto e partir.

Você tem alguma dica esperta para compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários!!

Namastê!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário