Menu

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Museus pelo mundo... Lima e Cusco

Museu Larco
Lima:

A capital peruana é praticamente um museu a céu aberto. Caminhando pela cidade, você pode das de cara com uma pirâmide inca, uma ruina ou um museu. Perca-se caminhando pelas ruas e observando cada novidade.

Museu Larco

Fundado em 1926 por Rafael Larco Herrera, que é considerado um dos principais arqueólogos peruanos.

A coleção é dividida em temas abriga artefatos e têxteis de vários períodos da história pré-colombiana peruana. Uma ala que chama a atenção é a exposição de arte erótica pré-colombiana.


O museu fica num prédio bonito, com jardins floridos, uma loja e uma cafeteria e restaurante, com preços meio “salgados” demais pro meu gosto.

Mais informações: http://www.museolarco.org/


Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru.

Fundado em 1926, esse museu (com entrada mais barata que o anterior), tem uma coleção belíssima não só de artefatos pré-colombianos, mas também do período colonial peruano. É o maior museu desse tipo do país. Fica num prédio antigo e bonito, com jardim interno e inúmeras salas onde se divide a coleção. Esse museu fica no bairro de Pueblo Libre.


Praça em frente ao museu


Para mais informações http://mnaahp.cultura.pe.

Vale a visita nos dois museus, mas se tiver que escolher um só, escolha o Nacional de Arqueologia.

Cusco:

Museu Qorikancha

É um antigo templo dedicado ao sol que foi transformado no Convento de Santo Domingo pelos espanhóis. Aqui é possível ver uma parte da construção inca original e muitas peças originais em ouro; imagino a cara dos conquistadores ao chegar na região e encontrar tantos objetos feitos com o cobiçado metal dourado! O resultado a gente sabe: destruição da cultura original, imposição de seus valores e, principalmente roubo de obras de arte e objetos. (maiores informações:

 http://www.qorikancha.org/InformacionVisitantes.htm). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário