Menu

domingo, 23 de setembro de 2018

Praias: Porto de Galinhas, Carneiros e Maragogi

Praia de Carneiros

Praias: Porto de Galinhas, Carneiros e Maragogi

A partir da cidade do Recife, você poderá visitar praias incríveis, daquelas de fotografia sabe? Com coqueiros, águas azuis, areias brancas...

As três praias que visitamos ficam ao sul do Recife. No caminho, que segue pela rodovia PE-060, vemos muita cana-de-açúcar e algumas relíquias arquitetônicas em forma de antigas usinas de produção de cachaça e açúcar.

Você pode facilmente alugar um carro e ir passar o dia numa delas ou se preferir, vá com uma empresa de turismo. Nós preferimos a segunda opção, pois além do aluguel de carros no Brasil ser meio absurdo, ainda poderíamos tomar uma cerveja sem preocupação.

Compramos os três passeios de praia mais um passeio à Caruaru  logo que chegamos ao aeroporto, na Agência Luck Receptivos (https://www.luckreceptivo.com.br/passeios/recife), que aceita pagamento em cartão de crédito e divide o valor em até 3 vezes. Todos os passeios acontecem em dias definidos da semana, então veja a melhor agenda para você

O tipo de passeio é praticamente o mesmo para as três praias:

- você vai ficar em restaurantes já pré-definido pela agência turística, alguns são fechados e o usuário individual pagaria uma diária para desfrutar das conveniências do local, como armários para guarda-volumes, restaurantes, banheiros e chuveiros, espreguiçadeiras; quem vai por agência não paga a diária e, portanto, é só desfrutar o lugar e se divertir. Em todas também há passeios, de buggy ou barcos ou alguma outra atração que não estão necessariamente no pacote turístico.
- a volta para o Recife é às 16 horas.

Porto de Galinhas


A praia de Porto de Galinhas fica na cidade de Ipojuca, a 60 km ao sul de Recife. Essa vila é o “point” turístico da região e é considerada uma das praias mais belas do país.



O nome Porto de Galinhas tem origem no século XVIII, devido ao tráfico de escravos: quando os navios chegavam com novos escravos para comercialização, diziam “tem galinha nova no Porto” e daí o atual nome do local.
 
Caminhada pelos recifes... sempre respeite a sinalização, pois há algumas áreas que não devem ser pisadas
Antes de chegar às praias, você passa por um calçadão repleto de lojinhas de roupas de praia, artesanato e restaurantes.



Fomos guiados até o restaurante Porto Mix. Nele fizemos a reserva da refeição, mas não poderíamos deixar uma mesa reservada. Guardamos nossas bolsas e fomos para a primeira aventura: ir de jangada até os recifes e lagoas formadas pela maré. 

É lindo, principalmente pra quem mergulha ou faz snorkel, a cor do mar é maravilhosa, e, no meio dos recifes, formam-se pequenas lagoas onde os peixes ficam confinados até a maré subir novamente. Esses passeios estão sujeitos aos horários da maré, então é melhor ficar atento para não deixar de fazer.


Voltamos para o restaurante, onde nossa refeição já estava pronta. Eu achei meio sem gosto, faltava um pouco de tempero, mas no geral estava bem gostosa.

A praia de Porto de Galinhas apesar de sua beleza, me pareceu ser a “Praia Grande” da região (pra quem não conhece, é uma cidade do litoral de São Paulo que fica muito lotada nos feriados e férias); claro que sua beleza é indiscutível, mas muito lotada também, acho que fora de temporada deve ser bem mais agradável nesse sentido.



Após o almoço, nos afastamos da muvuca caminhando em direção ao sul e aí sim, tudo ficou maravilhoso, praias vazias, coqueiros, tudo lindo.








Pra quem curte, pode fazer um sobrevoo de parapente.







Depois da caminhada, fomos passear no calçadão, ver as lojinhas comprar lembrancinhas.

Achei uma canga maravilhosa em promoção, mas não deixe de verificar também o preço das inúmeras barracas de ambulantes que ficam instaladas nas areias, geralmente é mais barato.
















Carneiros


Se você só tem um dia disponível para visitar praias, esta deve ser a sua escolha.

Localizada há uns 90 km de Recife, Carneiros é, com certeza, uma das mais belas praias que já visitamos. Espetacular!



Ficamos no restaurante Bora-Bora, que tinha todas as conveniências necessárias para um dia de descanso e você podia deixar seus pertences básicos sobre a mesa e não havia problemas (claro que bolsas e carteiras, sempre devem ficar trancadas no guarda-volumes).



Chegamos por volta das 10 horas, reservamos mesa, guardamos as bolsas e fomos para o passeio de barco de aproximadamente 2 horas, incluído no pacote turístico.



A primeira parada foi num recife raso no meio do mar, onde pudemos descer do barco, mergulhar um pouco e curtir a transparência da água.


Dá até pra tomar um sorvetinho em alto mar...

A segunda parada foi numa “praia” onde os moradores demonstravam e vendiam a famosa lama local: negra, vermelha, branca, amarela, boa para todos os problemas possíveis e imagináveis. 

Aqui, todo mundo se lambuzou de lama para ficar com a pele de anjo (hehehe); mas tome cuidado, as lamas vermelhas mancham a roupa, então, se estiver vestido de branco ou cores claras, não encoste nesta lama; também é possível comer um petisco e tomar alguma coisa, super divertido



As diferentes argilas coloridas



Na volta, navegamos pela orla norte da praia dos Carneiros, é muita beleza! Observamos uma igrejinha fofa que, segundo o guia, cobra milhares de reais por um casamento exclusivo; observamos também uma área verde imensa que, dependendo do ponto de vista, se assemelha a silhueta de um crocodilo; também segundo nosso guia, em alguns anos o crocodilo se tornará um resort de superluxo, uma pena tanta beleza ser destruída para pouquíssimas pessoas poderem desfrutar.




Voltamos par o restaurante e almoçamos uma comida muito boa.



Após o almoço fomos fazer nossa caminhada pela praia, que lugar lindo, os coqueiros, a água, tudo era pura inspiração.




Próximo das 16 horas, pagamos a conta e voltamos para o Recife, depois de um dia deslumbrante.

Com essas fotos, é um paraíso ou não é?

Maragogi


Maragogi é a praia visitada por nós mais distante de Recife e fica, na verdade, em Alagoas, mas é mais fácil visitá-la a partir do Recife do que de Maceió.



Outro paraíso! Ficamos instalados no Portal do Maragogi; a refeição aqui é self-service por quilo, com uma variedade enorme e muito bem feita; o preço não é abusivo.


 Os passeios disponíveis são mergulho, passeio de jangadas até os recifes e piscinas naturais e passeios de buggys.




Fizemos um passeio de buggy (aproximadamente uma hora e meia) e conhecemos outras praias vizinhas, com direito a paradas para fotos, petiscos e vistas incríveis e ainda tiramos fotos "profissionais" com nosso simpático bugueiro!





Voltamos para o Portal, almoçamos muito bem e, logo após o almoço fomo para nossa “tradicional” caminhada pela praia, a melhor parte do passeio!

É uma delícia caminha pela areia branca, com os pés molhado pelas ondas, vendo aquelas paisagens de coqueiros...





Se você quer esquecer que existe cidade, trabalho, trânsito, vá para essas praias e se desligue um pouco, todos deveriam fazer isso de vez em quando.


Ranking do melhor em cada uma das praias:

Melhor local para almoço e descanso (conveniências): Maragogi
Melhor comida: Carneiros
Melhor passeio: passeio de barco em Carneiros (não fizemos os mergulhos, então não pudemos avaliar)
Melhor cocada: Maragogi (maravilhosa! comprada na praia, feita por moradores locais)
Visual mais bonito: Carneiros
Melhor conjunto: Carneiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário