Menu

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

El Calafate - Glaciar Perito Moreno

Perito Moreno - El Calafate

Devido a minha formação, conhecer lugares extremos no mundo sempre foi um sonho. O glaciar Perito Moreno é um desses lugares.

O Perito Moreno fica próximo à El Calafate, Patagônia Argentina e faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, que integra os Campos de Gelo Patagônico. Foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1981. São mais de 40 grandes glaciares e inúmeros outros menores. O degelo deu origem aos imensos lagos da região, como o Argentino e o Viedma.

Aproveitando meu lado geógrafa, o que é um glaciar?

É um campo de gelo com áreas definidas de acumulação e perda. A área de acumulação é onde a neve cai, se acumula e, com seu próprio peso, vai empurrando o gelo abaixo fazendo-o “caminhando” em direção a uma área mais baixa que é a de perda de gelo. Podem ser enormes ou pequenos, podem ser antigos como o Perito Moreno ou geologicamente mais recentes. Um glaciar é considerado estável quando o ganho e a perda do gelo se equivalem. Segundo os guias locais, o Perito Moreno encontra-se nessa condição. Há glaciares pelo mundo que estão avançando, ou seja, ganham mais massa que perdem e aqueles que estão em regressão, quando perdem mais massa do que ganham.

Perito Moreno - El Calafate

O Perito Moreno tem por volta de 1000 metros em sua porção mais elevada e 60 metros no final. Possui área de aproximadamente 250 km2, 30 km de extensão e velocidade de 1,1 a 2 m por dia.

Nossa aventura no Perito Moreno começou nas passarelas que permitiam observar toda a área de avanço do glaciar. São várias trilhas bem definidas, algumas mais longas outras menos, que permitem que você tenha a experiência de ver toda a grandeza daquele blocão de gelo.

Infelizmente, as pessoas falam muito então fica difícil ouvir o gelo, mas mesmo assim, ele fala alto e, de vez em quando, ouve-se um forte estrondo indicando que parte do gelo desprendeu-se do corpo principal.

Mesmo os menores pedaços faz um barulho enorme. Imagino como deve ser incrível observar um grande pedaço se desprendendo, daqueles que forma até ondas na superfície do lago, mas isso não acontece com frequência, geralmente caem pedaços menores. É absurdo pensar que aquele pedaço de gelo que acabou de desprender-se tem por volta de 500 anos de idade.

Veja os detalhes dos azuis na geleira...
Por duas horas e meia pudemos andar pelas passarelas e fazer um lanche no restaurante do parque. Comemos, obviamente, empanadas, as mais baratas da viagem (e uma das mais gostosas).

Perito Moreno - El Calafate

Subimos novamente num ônibus que nos levou para um píer, onde pegamos o barco até o pé do glaciar. Uns 20 minutos navegando no braço sul do Lago Argentino ao lado de icebergs e chegamos a um alojamento onde deixamos as mochilas.

Mais uma boa caminhada por passarelas e chegamos ao pé da geleira, onde colocamos os crampons. Para fazer essa caminhada no gelo, é necessário estar agasalhado, mas sem exagero, principalmente se for verão o frio não é um exagero; é necessário um calçado adequado, pode ser tênis ou botas impermeáveis se possível, onde serão amarrados os crampons e, muito importante, estar de luvas para proteção das mãos caso você caia, pois o gelo pode cortar, outro equipamento essencial são óculos de sol, porque o branco do gelo pode causar problemas aos olhos.

Antes do início, algumas instruções dos guias (dois por grupo), como andar com aqueles grampos nos pés, o que não é muito fácil no começo.

Perito Moreno - El Calafate

Durante a caminhada passamos por subidas e descidas, por pequenas corredeiras de água gelada, por valetas profundas aonde vimos os diversos tons de azuis no gelo. Paramos em alguns pontos para explicações e fotos, claro, muitas fotos!

Paramos também para pegar água gelada para beber. Mais fresca e limpa impossível.

No final, uma parada para tomar um drink com gelo da geleira (pra quem não bebe tem água). Neste momento dá uma tristezinha, porque você sabe que está acabando e que vai ter que ir embora daquele lugar lindo.

Como chegar lá?

A visita ao glaciar faz-se a partir da cidade de El Calafate. Há inúmeras agências que levam até o parque, onde você poderá ver toda a parte frontal da plataforma de gelo pelas passarelas, contudo, apenas uma tem autorização para levar turistas para caminhar sobre o glaciar: a Hielo y Aventura.

Ao chegar a El Calafate, se você ainda não fez sua reserva pelo site da agência para o mini-trekking, se possível vá fazer antes mesmo de ir ao hotel. São poucas vagas por dia e lota. Fomos fazer nossa reserva numa segunda-feira e só tinha vaga para a quinta-feira, nosso último dia em El Calafate (quase tive um treco pensando que poderia ter perdido essa oportunidade!).

Perito Moreno - El Calafate

A reserva dá direito a transporte, do hotel até o parque, a algumas horas para observação do glaciar por meio das passarelas, a um pequeno trecho de barco até o início do glaciar, grampões para colocar nos calçados e o trekking de mais ou menos uma hora e meia sobre o gelo.

São dois tipos de trekkings oferecidos pela empresa: o mini-trekking e o Big Ice, esse último mais longo e com grau de dificuldade maior. Ambos os trajetos tem limitação de idade: o primeiro de 10 a 65 anos e para o segundo de 18 a 50 anos, devido à dificuldade e exigências físicas em se caminhar no gelo e pelo uso de calçados especiais. Nós fizemos o mini-trekking, que já foi uma experiência mágica, a melhor de toda nossa viagem ao sul da Argentina. Ah, e nos meses de inverno essas caminhadas não são realizadas.

É barato? Não, de maneira nenhuma! Mas se você tiver dinheiro para apenas um passeio em El Calafate, escolha esse.