Menu

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ushuaia - o fim do mundo!


Capital da Província da Terra do Fogo, Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta, o “fim do mundo” como os habitantes a chamam. Possui mais de 80 mil habitantes.

A primeira vista, Ushuaia me surpreendeu de certa forma negativamente, imaginava uma cidade mais pitoresca, com casinhas mais rústicas, estilo alpino. Mas, para minha surpresa, é uma cidade grande, com prédios comerciais, porto, construções modernas. Precisei de umas horas e um passeio pelas ruas da cidade pra entender e gostar muito dela.





As vistas são magníficas! Ao contrário de El Calafate, onde as montanhas estão distantes do centro, em Ushuaia, parece que você pode tocar a montanha, você abre a janela do quarto e vê uma montanha nevada logo ali, é uma visão que não tem preço. Ao redor da cidade estão algumas das mais lindas paisagens que já tive a oportunidade de ver.


Ônibus do circuito turístico
A palavra Ushuaia tem origem na língua dos Yámanas (povo que habitava a região antes da colonização) e significa Baía Funda.

O povo Yámana, que habitavam essas ilhas, viviam da pesca e da coleta de algas. Não tinhas residência fixa, viviam em embarcações e paravam nas ilhas para se alimentar e aquecer. Não usavam roupas para não ficarem com o corpo molhado. Há apenas uma Yámana pura (filha de pai e mãe Yámana) viva nos dias de hoje, ela tem 80 anos e vive no Chile. Infelizmente é uma cultura que está acabando.


Os Yámanas. Fotos tiradas de um álbum particular.
A cidade foi fundada no século XIX, mas seu desenvolvimento maior teve início com a construção do Presídio, que funcionou entre 1902 e 1947. Para lá iam os presos considerados mais perigosos para realizar trabalhos na região, como a construção da ferrovia do fim do mundo. Hoje, o prédio do presídio é um complexo de museus que abriga o museu do presídio, um museu da marinha e museu de arte. 


O prédio foi construído seguindo o estilo panopticon, com uma área central circular onde ficavam os guardas e de onde podiam ver e ter acesso fácil às celas, que ficavam em corredores que saíam desta parte central e de onde os presos não poderiam vê-los. Esse estilo arquitetônico foi concebido no século XVIII por um filosofo e jurista inglês, como sendo a forma ideal para construção de presídios, escolas e até hospitais.

Uma cela


Andando pela cidade numa sexta-feira ensolarada, vimos que as pessoas aproveitam ao máximo o calor do sol, todos nas praças, com as crianças, aproveitando o belo dia.

Rua principal, com comércio e restaurantes




A Centolla é um crustáceo, muito utilizado na culinária



Um tema recorrente em todas as cidades argentinas em que estive, são as Malvinas. Todas as cidades tem uma praça em homenagem aos que lutaram ou um monumento de protesto. 

Para o argentino, as ilhas são argentinas, independente do que tenha acontecido no passado.








Este armazém é uma mistura de restaurante, padaria e museu, ótimo para um almoço
Ao redor da cidade, vários lagos podem ser visitados, como o Lago Escondido e o Lago Fagnano. No inverno há também várias estações de esqui e muitas atividades na neve.

O clima é frio e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 4°C. Pegamos uns dias de muito frio e vento, mesmo no verão. Os dias estendem-se das 5 da manhã até mais de 22 horas, ou seja, é possível aproveitar bastante a luz do sol no verão. No inverno é o oposto, o dia dura algumas horas apenas.

Hotel

Acomodações em Ushuaia são caras, ficamos numa hosteria, uma casa com 4 quartos com banheiros individuais e café da manhã e pagamos mais caro que o hotel super top de El Calafate!






Ficamos na Hosteria Valle Frío. Por não ser um hotel, até que o serviço e o quarto foram muito bons. Aquecimento e água quente (essencial nesse lugar), quarto arrumado e limpo diariamente com frigobar e TV e café da manhã básico. 

Área para café da manhã
O principal problema que encontrei foi não ter uma cortina black-out e a janela era tipo vitrô, só com vidro, ou seja, cinco da manhã o dia já estava entrando no quarto.

O quarto
Vejam a cortina fininha da janela
Mas, contra todos os possíveis problemas, olha a vista que tínhamos da janela do quarto!
A localização é muito boa, a alguns minutos da rua principal e tem um mercado próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário