Menu

sábado, 31 de outubro de 2015

Aldeia de Tulor e Pukara de Quitor


Pra quem gosta de sítios arqueológicos, esses dois  lugares são imperdíveis. O passeio tem duração de 3 a 4 horas.





A primeira parada é na Aldeia de Tulor, a ruína de um vilarejo de mais de 3 mil anos, que abrigou de 150 a 200 pessoas que se dedicavam a agricultura, tecelagem e cerâmica. Hoje o que se vê são vestígios das construções em adobe, muito ainda está por ser escavado. 




Mas próximo às ruínas verdadeiras foi reconstruído uma casa típica, utilizando materiais semelhantes ao do passado, onde você pode ter uma ideia de como viviam aquelas pessoas.






Na saída há um pequeno museu com dados geomorfológicos, da fauna e da flora do lugar.






A segunda parada é a Pukara de Quitor a menos de 3 km de San Pedro (é possível alugar uma bike e ir pedalando até lá).

Esse tipo de muro, com esse formato é muito comum na região e é uma alusão ao formato dos vulcões da região.



Pukara na língua nativa significa fortaleza e essa foi construída por volta do século XII, com rochas unidas por barro, com objetivos estratégicos, de habitação e armazenamento. Os construtores originais foram capitulados pelos Incas que, em 1540 foram derrotados pelos espanhóis. A fortaleza resistiu por mais de 20 anos ao ataque dos espanhóis, antes de sua queda. A construção foi restaurada em 1981 e declarada Monumento Nacional em 1982.




A construção e o entorno são lindos, você sobe por degraus de pedra até uma espécie de mirante de onde se vê todo o vale do rio San Pedro e avista-se até a cidade.

E como não podia deixar de ser, o Licancabur onipresente em toda a sua majestade.




Olha o Licancabur lá atrás...

Fizemos esse passeio com guia, mas eu recomendo fazê-lo por conta própria, seja de bike ou táxi, porque do lado dessa fortaleza, havia outras ruínas belíssimas, e víamos muitos turistas por lá, mas nós não pudemos porque não estava no programa.

Preços (em pesos chilenos, válidos para jul/2015):

Agência de turismo: 20.000 por pessoa mais 8.000 de entrada no parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário