Menu

domingo, 11 de janeiro de 2015

O Zoo de Lujan e Foz do Rio Tigre

O Zoo de Lujan

Eis um lugar polêmico: afinal de contas, os animais desse zoo são bem tratados ou não?
O zoo de Lujan, segundo as guias que nos acompanharam, foi criado há uns 20 anos por um senhor que recebeu uns animais de presente. Esse cara, chamado de “Loco Jorge”, resolveu então criar um lugar onde as pessoas pudessem interagir com os animais de uma forma pacífica e assim surgiu Lujan.

Lá é possível interagir levemente com tigres, leões, ursos, elefantes, você pode entrar nas jaulas (apenas pessoas acima de 16 anos), sempre acompanhados pelos tratadores que controlam os animais sem nenhum chicote ou barrete nas mãos, apenas com as próprias mãos e com leite e carne, você recebe todas as orientações sobre como se comportar perto do animal, onde pode ou não passar a mão, o que fazer caos o animal se levante.

Os animais estão ativos, andando pelas jaulas e  não me pareceram nem um pouco dopados ou estressados. O segredo, segundo dizem, é que desde filhotes, eles são criados com cachorros, tanto que em quase todas as celas, vemos cachorros adultos e filhotes interagindo com os felinos. Na jaula dos filhotes há mais de meia dúzia de cachorrinhos brincando com os filhotes de tigres e leões. Não se pode entrar na jaula do urso, mas é possível alimentá-lo com uma varinha. Também interagimos com dromedários, araras, elefantes e outros. Centenas de pagos e gansos seguem os visitantes com a esperança de obter alguma guloseima. Alimentos adequados são vendidos no zoo.









Bem, eu não sou contra esse tipo de lugar ou de zoológicos tradicionais, desde que os animais recebam todos os cuidados e alimentação necessários, pois acho que para respeitar e querer proteger, é necessário conhecer. A sensação de ficar ao lado de dois leões ou de tigres, sentir seu pelo, perceber o tamanho real do animal, é indescritível e me fez ter um respeito ainda maior do que eu já tinha por esses animais, foi uma das coisas mais lindas que já vi.

Bem, para esse passeio contamos com o suporte das guias da empresa Las Superguias, uma excelente opção para passeios guiados em Buenos Aires, maiores informações, contactem-nas, http://lassuperguias.com.ar/
ou pelo facebook,  https://pt-br.facebook.com/ZooDeLujanConLasSuperguiasFotos
Foz do Rio Tigre

Para chegar à Tigre, é preciso pegar um trem na Estação de Retiro (pode-se chegar nela à pé, como fizemos ou de metro, que lá é chamado de Subte). A passagem custa 6 pesos por pessoa (mais ou menos R$1,50) e a viagem dura em torno de uma hora.





Lá, fizemos um passeio de uma hora de catamarã que custou 110 pesos por pessoa, pelos rios locais. Nesse passeio provamos uma das melhores empanadas da viagem e custou ridículos R$ 2,50, no restaurante do catamarã. Há outros passeios também, com duração de duas horas, duas horas e meia, depende do que você quiser fazer.



Tem um parque grande por lá, mas não entramos. Não tem muito mais o que fazer por lá. Fizemos o passeio mais curto porque queríamos aproveitar mais a tarde quando voltássemos para Buenos Aires.













Um comentário:

  1. Muito bom o post e as fotos! Ótimas informações para quem for viajar para lá. Mas esses animas do zôo de Lujan são o melhor da história!

    ResponderExcluir