Menu

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A última ceia de Leonardo da Vinci


Algumas coisas em viagens são opcionais, outras obrigatórias. Visitar a Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão é uma dessas coisas obrigatórias.

Muita especulação é feita a respeito dessa obra: que os apóstolos representam o zodíaco, que há uma mulher entre eles, que Jesus representa o sol entre outras, mas o que é certo é que a obra representa a última ceia que Jesus teve com seus apóstolos e onde ele revelou que um deles iria traí-lo. Desse mote, Da Vinci conseguiu criar em cada um dos apóstolos expressões diferentes, de agonia, dúvida, susto, indignação perante tal revelação. 

A obra, um afresco pintado na parede do refeitório de um convento a pedido do duque de Milão Ludovido Scorfezco, (cujo castelo é outra visita imperdível) entre os anos de 1494 – 1498 é de uma riqueza de detalhes inimaginável, conforme a guia foi explicando as nuances desses detalhes nos 15, 20 minutos de visitação, dava a impressão da pintura se tornar um retrato, ganhar vida. Eu ficaria por horas sentada ali observando a pintura. Infelizmente não pode tirar fotos da pintura original, então, temos que nos contentar com uma reprodução, na saída da exposição.





A pintura que vemos hoje é o resultado de uma restauração que levou uns 20 anos para terminar entre as décadas de 1970 a 1990. A pintura já passou por muitos percalços durante sua vida, e quase foi destruída na Segunda Guerra Mundial. Nota-se, na pintura original, algumas partes que não foram possíveis de serem recuperadas.

Esta foto está na entrada do cenácolo, num mural que cota a história da obra (mas essa cópia eu tirei do site http://imilanamilano.blogspot.com.br/2011/03/il-cenacolo-vinciano-ou-ultima-ceia-de.html), nota-se o local da pintura, que ficou exposto durante um bombardeio ao local. Por  muito pouco, a pintura não foi totalmente perdida.


Para visitar, é necessário comprar o ingresso no mínimo uns três meses antes, na hora no balcão, nem pensar. São poucas pessoas por horário e os ingressos acabam muitos meses antes.

A obra fica no Cenáculo Vinciano, anexo à Igreja de Santa Maria de la Grazie, na Viale Corso, que fica bem próximo à Estação Cadorna.




A igreja eu não visitei, porque como praticamente todas as igrejas na Itália, ela fica fechada de meio-dia as 15:30, e eu tinha outros lugares para conhecer. 

Parte de traz da igreja. 
O fato é que, com ingresso em mão, entra-se na sala da pintura, com guia que explica todos os detalhes de cada um dos personagens da obra (no horário que eu entrei, o guia falava em inglês, mas mesmo assim, deu pra entender a explicação).

Eu quase chorei quando a vi a pintura ao vivo e a cores, muito lindo, uma obra grande, cheia de detalhes, cheia de emoção. Fica-se menos de 20 minutos na sala, e já terminam a apresentação para que outro grupo entre. Mas são 20 minutos que valem a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário