Menu

domingo, 31 de maio de 2015

Viajando de trem pela Itália...


 

Trens urbanos

Qualquer cidadezinha italiana tem uma estação de trem com disponibilização de vários destinos. Logo na entrada da estação, um painel (luminoso se a estação for maior ou em papel nas estações pequenas) mostra os horários e destinos de cada trem durante todo o ano, é possível se programar para vários dias.


Estação de Castelfranco Vêneto

Estação de metrô em Milão
Estação de metrô Cadorna - Milão
Catracas da estação de trens de Cadorna - Milão
Os trens são muito eficientes, você consegue chegar a todas as principais cidades com eles, não são muito caros, são pontuais (um painel nas plataformas  indicam o horário que cada trem passará e se, por acaso, ocorrer um atraso de alguns minutos que seja, já vai aparecer quantos minutos a mais você terá que esperar, incrível!);  e é muito fácil de entender a dinâmica das estações. Uma curiosidade é que os trens não são, padronizados, então, você pode pegar trens super modernos e, em outros trechos, trens muito antigos, numa experiência muito legal.









Para comprar os bilhetes, recomendo o uso das máquinas de venda, porque nos guichês pode ser muito demorado, porque não tem muitos e geralmente tem fila; nas máquinas você pode usar dinheiro ou cartões, escolher o idioma (eu escolho o espanhol porque não tem português), escolhe o itinerário, o horário, paga e pronto, os bilhetes impressos e o troco, se tiver, são depositados num coletor. 

  Escolha o idioma.
Escolha o que quer fazer...

Selecionar o destino, se não tiver no display, digite...
Escolha o horário...
Escolha a Classe...
Se quiser, compre a volta também...
Faça o pagamento.
Os bilhetes e o troco cairão neste compartimento.
Eis o bilhete!
Com bilhete em mãos, dirija-se a uma das máquinas de validação para validar o mesmo: coloca-se o bilhete nela e o horário é impresso no verso. Isso é imprescindível, pois nos trens poderão passar fiscais para verificar essa validação, caso o bilhete não tenha sido validado, você pagará uma multa bem “salgadinha” e na hora, então: não se esqueça de validar os bilhetes! Você poderá usar o trem em até 6 horas a partir da validação, então, pode comprar o bilhete com dias de antecedência e validar somente na hora que quiser viajar.

Procure essas máquinas antes de entrar no trem, elas estão espalhadas pela estação e pelas plataformas, mas não estão dentro dos trens!
Devido aos horários rigorosos de partida dos trens, eles podem ficar parados uns minutos na plataforma e creio que devido ao frio do inverno, fecham a porta, então, se você ver um trem parado na plataforma, basta apertar o botão verde na porta que ela se abrirá e pode entrar no trem, o mesmo vale para sair do trem, se a porta não abrir automaticamente, aperte o botão verde e pronto.

Está vendo o botão verde no centro da porta? aperte-o para entrar no vagão.
Painel na entrada das estações indicando horários de partidas e chegadas.
Trens de alta velocidade


Os trens de alta velocidade percorrem trechos maiores e interligam as principais cidades italianas. Eu já os utilizei várias vezes e sempre me senti satisfeita com a qualidade do serviço. Para facilitar a vida, aconselho comprar as passagens aqui no Brasil, pelo site da Trenitália (http://www.trenitalia.com/), onde é possível escolher o trecho, data, horário e classe do vagão (1ª ou 2ª) e ainda se quer comprar ida e volta ou somente ida. Para isso, você terá que fazer um cadastro no site.



Outra vantagem dessa compra adiantada é que você pode pagar no cartão de crédito e viajar sem ter que carregar o dinheiro para essa despesa.

Há diferenças grandes de preços entre as classes e entre alguns horários que devem ser considerados “de pico”. Sabendo pesquisar, conseguem-se bons preços, até porque, o próprio site indica qual o melhor preço.

Depois de comprado, você receberá o voucher por e-mail.



Painel no interior do vagão, indicando a velocidade do trem.

Um comentário:

  1. Incrível como o transporte sobre trilhos é tão bem utilizado na Europa e por aqui ainda se insiste em "ônibus moderno". Bom, enfim ótimo post, temos muita vontade de visitar a Itália. Fizemos uma eurotrip em 2012 mas infelizmente Itália não entrou no roteiro, ficou para a próxima.

    Nós lançamos a pouco tempo um canal no youtube e gostaríamos muito de receber o seu feedback por lá. Se tiver um tempinho não deixe de passar e deixar a sua opnião sobre como estamos nos saindo. Desde já obrigado e boas viagens!

    ResponderExcluir